Viagem de Moto

A Escolha do Capacete

Quem gosta de viagem de moto tem evidentemente uma preocupação, ou pelo menos deveria, com sua segurança. São muitos os itens de segurança que devemos usar, mas o principal é o capacete. E não foi diferente conosco, tínhamos uma capacete bom, mas não era considerado de primeira linha. Partimos então para a escolha do capacete ideal para nossa primeira longa viagem.

O processo seletivo

A primeira coisa que se pensa é a marca. Optamos pela Bell, conhecida mundialmente e utilizada há décadas por pilotos de várias categorias, do motociclismo ao automobilismo, passando por outras categorias radicais inclusive. Escolhemos então o Bell Star Mips, lançamento na época com casco tri composto de aramida, fibra de carbono e fibra de vidro. Tecnologia Mips que é um sistema de deslizamento plano que se move dentro do capacete e coisa e tal. Ainda tinha viseira anti embaçante e de bônus uma viseira fotocromática, que se adapta automaticamente às condições de luminosidade. Fantástico não é? Só que não.

As surpresas durante o uso

De cara já vimos que ele é muito barulhento, mas, seguimos felizes para nossa sonhada viagem de moto pelo sul das Américas. Os primeiros 1.000 km estavam tranquilos, dia bonito, sol forte, viseira escureceu, tudo certo. Aí veio uma chuva braba quando estávamos próximos de Corrientes, na Argentina. O tempo fechou muito, chegou a escurecer, mas aí eu fiquei tranquilo e pensei “é antiembaçante e fotocromática”… e a viseira continuou escura… e embaçou tanto, mas tanto, que escorria por dentro do capacete. E foi assim que a fotocromática foi para a mala e tivemos que andar dali para frente com viseira aberta durante as chuvas que pegamos.

Solução dos problemas

E retornamos de viagem, 7.800 km depois, e relatamos o ocorrido na loja que prontamente nos passou o contato da garantia do capacete. Imediatamente a Star Racer, representante da Bell no Brasil, nos pediu que enviássemos o capacete para análise para ver a viseira que embaçava e a viseira fotocromática que estava descascando. Recebemos nosso capacete de volta, com viseira nova, que embaça do mesmo jeito e mais um problema: A funcionária alegou não ter recebido a viseira fotocromática, e ficamos sem ela. Acho difícil o correio, ou alguém de lá, abrir uma encomenda que tinha descrição do conteúdo. Então, a funcionária que disse ter recebido a caixa, ou mentiu, ou se apropriou da viseira. O que mostra muito sobre a empresa.

O fim do relacionamento

Vida que segue. Mais algumas viagens, agora sabendo que tenho que abrir a viseira toda vez que chover ou parar a moto, já que é anti embaçante somente se você não respirar. E então, na estrada durante uma viagem, do nada… quebra um pino que segura a viseira de um dos lados. Tenho que fazer o resto da viagem com ela fechada e colada com silver tape.

Resumo da ópera: A viseira fotocromática, que deveria clarear quando escurecesse, só o faz muito tempo depois. A viseira anti embaçante embaça, e muito. O pino que sustenta a viseira quebra, do nada. O serviço de garantia rouba sua viseira. Então, como eu posso confiar que o casco tri composto vai garantir minha segurança se nada que me prometeram foi entregue? E segue a busca por um novo capacete.

5 comentários

  1. Tenho um MT Revenge já faz um tempo, capacete excelente! Muito seguro, firme, com ótimo custo benefício, porém embassa muito facilmente!
    Usa-lo sem um pinlock ou solução desembassante é muito difícil.
    Estava pensando em comprar um Bell Qualifier DLX, por ser uma marca confiável e a viseira ser anti-embassante, com o seu relato, fiquei com um pé atrás.
    Talvez eu compre outro MT Revenge, mas dessa vez acompanhando de um pinlock.

  2. Para mim apenas 3 marcas de capacetes…. Arai RX7GP, Shoei Multitec ou Neotec e HJC RPHA max…. o resto joguei tudo fora…. A Arai não fabrica modular. Somente fechadas…. a Shoei Multitec e Neotec me atendeu todas as necessidades assim como a HJC- RPHA MAX(mais leve). Desde jovem aprendi que vc deve sempre comprar capacetes Top de linha. Nele tem toda a tecnologia capaz de proteger a sua cabeça. A sua cabeça não tem preço.

    • Concordamos, por isso escolhemos uma marca que é utilizada por pilotos de F1 e Motovelocidade por décadas. Acreditamos na proteção, mas o restante deixou a desejar. Mas valeu pelas dicas, estamos estudando a compra do próximo. Abraço.

Deixe uma resposta