De Moto pelo Sul das Américas

Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai são destinos bem conhecidos dos brasileiros e muitos percorrem os quatro países em uma única viagem. Entre os motociclistas é um passeio bem comum e estava em nossos planos faz tempo. Aí soubemos que alguns amigos iriam fazer o percurso e “nos convidamos” a pegar uma carona na viagem deles.

Primeiro passo foi verificar o que seria necessário para transitar entre os países, já que existem fronteiras para atravessar, os equipamentos para instalar na moto e o roteiro a percorrer, com atenção redobrada para a distância entre os postos de abastecimento, já que de moto temos autonomia reduzida.

A documentação pessoal exigida é a mesma em todos os países, RG em boas condições, emitida há menos de 10 anos, ou Passaporte vigente, só! CNH não é documento de identidade e só será exigida, lógico, ao motorista. Com relação a documentação do veículo é necessário que esteja em seu nome e tenha o Seguro Carta Verde, que é adquirido junto a sua seguradora. Para entrar no Chile ainda é necessário o seguro SOAPEX, que deve ser contratado aqui, antes da viagem. Veículo alienado ainda precisa da autorização da instituição financeira com apostila de Haia do cartório.

Além dos documentos, para nós motociclistas, ainda foi necessário estojo de primeiros socorros para a Argentina e Colete amarelo de segurança para o Uruguai. Dizem que ambos não usados por lá, mas… Não custa levar.

No roteiro não podiam faltar as Capitais e os principais pontos de interesse turístico como Mendoza e o zoológico de Luján, na Argentina, Punta del Este e Colônia, no Uruguai, Viña del Mar e Los Caracoles (Foto de Ivan Pellacani), no Chile, o Lago Ypacaraí e San Bernardino, no Paraguai, além de Foz do Iguaçu e mais o que for aparecendo de interessante pelo caminho.

Acompanhe nossa viagem a partir do dia 17 aqui mesmo, ou pelo Instagram @umviageiro e pelo Facebook/umviageiro.

2 comentários

  1. […] cara já vimos que ele é muito barulhento, mas, seguimos felizes para nossa sonhada viagem de moto pelo sul das Américas. Os primeiros 1.000 km estavam tranquilos, dia bonito, sol forte, viseira escureceu, tudo certo. […]

Deixe uma resposta