Sopron

Sopron é uma pequena cidade, com pouco mais de 60 mil habitantes, no condado de Győr-Moson-Sopron. É próxima da fronteira com a Áustria e tem duas línguas oficias: o húngaro e o alemão. Durante o período romano era chamada de Escarbância. 

Sopron tem um centro histórico muito bem preservado e, apesar de ser um destino muito procurado, não é muito visitada pelos turistas brasileiros. Passamos por lá em uma viagem de carro de Viena para Budapeste e uma manhã é suficiente para passar no centro histórico, sem visitar os Museus. O ponto central é a Torre de Fogo, com 58 metros de altura, que é o símbolo cidade. A torre, construída no século XIII como um dos portões da cidade fortificada, fica na praça principal, perto de tudo..

A Torre de Fogo, com a Prefeitura a direita.

Na praça ainda encontramos a Igreja da Assunção e a Estátua da Santíssima Trindade. A Estátua é uma das obras mais valiosas da escultura barroca na Hungria. Trata-se de um complexo de esculturas multifacetadas, ricamente decorada, de 1701, que foi erguida em memória da sobrevivência da grande praga de 1695-1701. Esta foi a primeira coluna torcida montada ao ar livre na Europa Central.

A Estátua da Santíssima Trindade e a Igreja da Assunção
As estreitas ruas do centro histórico

Caminhar pelas ruas do parte antiga já vale a visita a Sopron. São inúmeras construções históricas, museus, igrejas, além de cafés e restaurantes. Quando estivemos lá estavam trabalhando na reconstrução da pavimentação do centro, o que mostra uma preocupação com a manutenção da identidade do lugar.

Mais da Hungria: