Por Dani Moro (@soudanimoro)

A chegada em Delhi foi muito diferente do que eu imaginava. O hotel era muito ruim, embora tenha sido cuidadosamente escolhido porque era o aniversário do Sérgio! Quase desisti da India dias antes do embarque e naquele momento concluí que devia ter desistido. Depois de zerar todas as expectativas e concluir que o que me restava era esperar passar os dias combinados em Delhi, saímos para a rua. Fomos para a parte mais confusa da cidade, uma área antiga de um velho mercado de rua e logo na primeira esquina vi uma loja e entrei. Vestidos lindos e um dono simpático me fizeram esquecer o que passou e já senti vontade de viver Delhi. Saí desta loja e já me senti em casa entre as ruas sujas e coloridas, com fios de luz aos montes pendurados e enrolados nos postes… um deleite para os olhos… carimbos, cadeados, vestidos, luminárias, enfim… tudo que não se precisa, mas que nos agrada ter!
Um presente Deli pra mim… no templo de Lotus escutei músicas que mais pareciam sopros de anjos… para variar, chorei… chorei tanto que não via a hora passar e não saí nos 20 minutos que podia ficar ali e quando vi, já estava ali há mais de 1 hora em transe. Este momento mágico se repetiu em vários momentos, estar no museu do Gandhi e escutar uma música de Gilberto Gil foi surreal.. Gandhi deixava de ser a figura que tantas vezes vi em quadros sendo vendido no largo da Ordem nos botecos da vida para ser uma figura real, lá estava eu inserida no universo dele, na casa dele, dando os passos ao lado dos últimos passos dele. Passos que atravessaram o país para defender o direito de ser simples, o direito de ser como se é! Da força e sabedoria que assume a diferença como ponto positivo e não precisa se fazer igual para se sentir parte. Como a Índia é pedagógica… como eu queria desistir de ver isso com meus próprios olhos. A cada dia me fica claro que existe uma beleza infinita em ser que se é! Saio de Deli e da Índia, humana, ambientalmente mais preocupada e entendo que não é o planeta e o mundo que precisa de ajuda, somos nós!
Obrigada India por tudo e por tanto!!!!
