Já passamos dos 5.500 km percorridos. A estrada, que inicialmente era só uma reta em uma região semiárida, começa a mudar faltando uns 150km de Bariloche. A proximidade com os lagos, principalmente o Nahuel Huapi muda a cor da vegetação e as flores aparecem. Não só as flores, mas os rios e, as curvas. Foi, até agora, a região mais bonita que passamos e vale muito ficar um dia a mais para conhece o lugar.

Dia seguinte teríamos um trecho pequeno até Esquel. Não saímos muito cedo mas logo na saída fomos surpreendidos com uma manifestação dos índios Mapuches que fecharam a estrada. Reconhecidamente violentos, ao meio dia eles começaram a liberar aos poucos a passagens dos veículos até que um ônibus tentou aproveitar uma brecha para atravessar o bloqueio. Ai que eles ficaram “Mapuches” mesmo… Quebraram vários vídros do ônibus, tentaram agredir o motorista. Enfim… Ainda bem que era um trecho curto, pois além do problema com os índios o vento atrapalhou muito a viagem. É um dos fatores que mais cansam os motociclistas nas estradas.

Para compensar o dia anterior, saímos bem cedo com destino a Perito Moreno. Também para aproveitar que não venta no início do dia. Chegamos cedo na cidade e resolvemos fazer mais um trecho de 350km até Gobernador Gregores, teríamos apenas mais uma parada para abastecer em Bajo Caracoles. Só que estava tudo dando muito certo até então, e não havia combustível lá. Nos restavam ainda 230km pela frente. Como sabíamos que poderíamos ter esse problema e minha moto, normalmente, com 250km já acende a luz da reserva, eu estava usando a gasolina especial daqui, com maior octanagem, e foi o que nos salvou. Cheguei no cheiro. No Brasil a gasolina só tem aditivos, mas aqui a especial realmente funciona.

El Calafate era o próximo destino, e tínhamos a dúvida de como estavam os 73km de ripio (uma pedrinha daqui, tipo uma brita), que teríamos nesse trecho. As notícias que tivemos é que todos que passaram nos dias anteriores tiveram problemas, então achamos melhor evitar e demos a volta. Foi até melhor pois as oficinas de El Calafate estavam bem ocupadas com os que optaram pelo ripio. Na próxima tenho passar por ele.

El Calafate é um dos pontos altos da viagem. O passeio até os glaciares, não só o mais famoso, o Perito Moreno, mas os outros que só são acessíveis de barco, valem muito a pena.
