Tiramos o dia para conhecer a cidade e fomos primeiro ao principal ponto turístico, as mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu. Nos impressionou a grandiosidade das Cataratas e estrutura de todo o parque. Mas não só a beleza do lugar chamou nossa atenção, a quantidade de turistas estrangeiros visitando o lugar também. Pena que a visitamos numa época de pouco volume de águas, mas mesmo assim é um lugar imperdível como poucos no mundo.

Visitamos as cataratas num dia de semana, que não era feriado nem período de férias, e estava super lotado, pela foto da passarela da para ter uma ideia. Conseguir passar na passarela até o final para ficar próximo da catarata foi uma tarefa difícil, tirar uma foto com ela ao fundo exigiu paciência e até um pouco de força para empurrar os que queriam “furar a fila” para ficar próximo a mureta. Ficamos imaginando como ficaria o lugar na época das férias escolares ou feriados prolongados. No retorno ao centro de visitantes vimos que talvez a solução para fugir do tumulto seja não ir logo cedo, abre as 9h, pois as 12h estava vazio o lugar.

Visitamos também o templo budista que fica em uma região alta da cudade onde se pode ver o centro de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (no Paraguai). A tranquilidade do lugar, que reflete a filosofía budista, é um momento de paz durante a viagem.

O templo foi construido em 1996 e hoje têm mais de 120 estátuas espalhadas nos belos jardins, cada uma com seu significado. Se destacam uma estátua de Buda com sete metros de altura, e um templo que cria um ambiente muito especial para o lugar.

Lugares grandiosos não faltam por aqui. A usina de Itaipu é igualmente impressionante pelo tamanho. É muito legal o passeio pela usina, ver o lago, o vertedouro (que funciona por pouco mais de um mês durante o ano) e a enorme estrutura em concreto. O ponto alto e passar sobre os 8km da barragem vendo o lago de um lado e o Rio Paraná lá embaixo, pro lado oposto. O passeio está incluso caso adquira o “Passaporte 3 maravilhas”.

Amanhã iríamos a San Bernardino e Assunção, no Paraguai. Porém, fomos desaconselhados por todos que conversamos em Foz do Iguaçu por causa das condições de segurança da estrada e por estarmos de moto sozinhos. E, por segurança, decidimos por ficar mais um dia por aqui, esperar os amigos que chegam amanhã de Brasília, e seguirmos juntos pela Argentina.