Timisoara

Maior cidade da região histórica do Banato. É o principal centro econômico e cultural da Romênia ocidental e a terceira cidade mais populosa do país, com quase 400 mil habitantes. Timisoara é muito bonitinha, construções antigas, belas praças. Mas, não pudemos passar o tempo que gostaríamos, pois aproveitamos um dia de folga em Belgrado (uns 160 km), na Sérvia, e fizemos um bate e volta.

Praça da Vitória
Praça da Vitória

Como não tínhamos muito tempo, preferimos ir direto ao centro histórico, por causa das construções antigas e é normalmente onde ficam os principais pontos turísticos. E demos sorte, pois como fomos num domingo (ou feriado, não me recordo), havia uma feirinha na Praça da Vitória com comidas típicas e só aí já daria para passar o dia.

Catedral Ortodoxa
Catedral Ortodoxa

As Praça, muito bem cuidada, reúne várias construções interessantes em seu entorno. Muitas precisando de restauração, o que mostra que nem sempre o país esteve numa situação boa como agora. Um dos destaques é a Catedral Ortodoxa com estilo arquitetônico único e incomum, que une a tradição religiosa romena com a bizantina-moldava.

Teatro Nacional Mihai Eminescu
Teatro Nacional Mihai Eminescu

Outro prédio que chama a atenção e que teve participação na história recente do país é o do Teatro Nacional Mihai Eminescu, onde também funciona a Ópera Nacional Romena. A primeira apresentação lá foi Aida, de Verdi, em 27 de abril de 1875. Em abril de 1880 o prédio foi destruído pelo primeiro incêndio e reconstruido em 1882. Um segundo incêndio acontece em 1920, sobrando apenas as asas laterais, e reconstruido novamente em 1923.

O espaço onde se reuniu a multidão durante a revolução Romena
O espaço onde se reuniu a multidão durante a Revolução Romena

Em 20 de dezembro de 1989, durante a Revolução Romena , uma multidão de 40.000 pessoas se reuniu no espaço em frente ao Teatro. Alguns conseguiram entrar no prédio, e uma sucessão de figuras representando fábricas e etnias fizeram discursos da varanda. A partir desse ponto, os revolucionários controlaram a ópera e a praça circundante.

O caminho entre a Praça da Liberdade até a Praça da Vitória
O caminho entre a Praça da Liberdade até a Praça da Vitória

Caminhar entre as Praças do centro histórico é muito interessante, uma pena o comércio fechado. Porém, alguns dos lugares interessantes são públicos, com a Praça da liberdade, que apesar dos prédios históricos, é bem moderna e movimentada com uma “árvore” de entradas USB para que a população possa carregar seus celulares. A praça, onde fica a estátua de João Nepomuceno e Maria, era bem arborizada e sofreu um redesenho em 2014/2015 sendo toda calçada, que dividiu opiniões. Eu prefiro, sempre, as praças arborizadas.

Praça da Independência - Timisoara - Romênia
Praça da Independência

Existem outros pontos interessantes, bem próximos, como o Cartelo Huniazilor, perto do Teatro e a Praça Unirii, onde fica a Catedral Católica Sfântul Gheorghe, a estátua da Santíssima trindade e vários outros prédios históricos.