Brun

Segunda maior cidade da República Tcheca, é conhecida como a cidade dos estudantes por ter cerca de 20% de sua população composta de universitários. O centro histórico da cidade foi declarado uma área de conservação urbana no país e existem vários pontos interessantes, antigos e modernos que valem muito a visita, como o Monastério, o prédio da prefeitura, a Igreja de São Pedro e São Paulo, entre outras. Inclua Brun em seu roteiro pela Republica Tcheca, sem medo.

Parnas Fountain

Existem vários monumentos, antigos e modernos, na cidade. Entre os antigos, que são muitos, gostamos da histórica Parnas Fountain. Construída em 1690 na Praça do Mercado do Repolho, que tem esse nome curioso graças a um mercado que existia ali desde a Idade Média.

O relógio

Entre os monumentos modernos, destacamos o relógio (sim, é um relógio). Construído com granito da Africa do Sul ele sinaliza meio-dia pontualmente as 11h. Em homenagem a uma estratégia dos moradores contra uma tentativa de invasão sueca. E para alegria dos turistas ele, em intervalos regulares, solta uma bolinha de mármore (ou vidro segundo alguns) que vai do topo ate uma das saídas laterais. Por isso é tão comum o relógio ficar cercado de gente tomando conta das saídas, na esperança de ter escolhido a saída correta.

A Estátua Equestre

Outro monumento moderno curiosíssimo. A estátua equestre do margrave Jobst de Luxemburgo, na praça Moravia. Durante a construção a população apelidou a obra de Girafa de Brun, pela altura das pernas do cavalo. Depois de pronta ela divide opiniões, não pela aparência mas pela imagem (impublicável) que se tem ao olhar para cima estando embaixo da estatua. E a julgar pela altura das pernas, o artista fez propositalmente.

Não podemos deixar de citar o Castelo de Špilberk, que mudou várias vezes durante os séculos. Foi um importante e antigo castelo real, assim como a sede dos condes da morávia, se tornou uma fortaleza massiva barroca, a prisão mais cruel de toda a monarquia austríaca e mais tarde foi uma caserna militar. Hoje é a sede do Museu da Cidade de Brun e um dos seus centros culturais mais importantes.