Vila Real

Vila Real encontra-se empoleirada numa das rochosas colinas na confluência dos rios Corgo e Cabril, na região de Trás-os-Montes, norte de Portugal.

Palácio de Mateus

Esta localidade destaca-se pelo seu agradável centro histórico, acrescentado por pitorescas igrejas antigas, embora as suas principais atrações se encontrem além dos limites do município, incluindo as terras altas do Parque Natural do Alvão, e o Palácio de Mateus, considerado como umas das casas nobres mais elegantes da Europa.

A principal atividade comercial e os principais monumentos da cidade encontram-se próximos da avenida Carvalho Araújo. Ali estão o Palácio dos Marqueses de Vila Real, também conhecido como Casa do Arco, com as suas belas janelas manuelinas geminadas; a Sé de Vila Real o Largo do Pelourinho (foto) e a casa onde nasceu o navegante português Diogo Cão Escudeiro, quase desconhecido dos brasileiros, explorador da costa ocidental de África entre 1482 e 1486.

Largo do Pelourinho

A alguns passos da casa de Diogo Cão, formando um dos extremos da avenida, aparece a Câmara Municipal (foto), precedida por uma bonita escadaria. A cerca de 150 metros da Câmara Municipal, depois de atravessar o que resta do bairro medieval, está o antigo cemitério da cidade, com a Igreja de São Dinis e a Capela de São Brás. É recomendável contornar o muro do cemitério pela direita para desfrutar da fantástica vista sobre o vale dos rios Corgo e Cabril que oferece o Miradouro do Cemitério.

Câmara Municipal

Outros lugares interessantes dentro da cidade são a Igreja de São Pedro, a Igreja da Misericórdia e a Igreja dos Clérigos, também conhecida como Capela Nova (foto).

Igreja dos Clérigos