Serra da Estrela

O Parque Natural da Serra da Estrela, conhecido simplesmente como Serra da Estrela é uma grande área de interesse natural e cultural.

É a maior área protegida de Portugal (cerca de 1011 km quadrados) e pertence maioritariamente ao distrito da Guarda, e o restante faz parte do distrito de Castelo Branco.

A sua paisagem é caracterizada por pedras imponentes espalhadas ao longo da montanha, com rios gelados a correndo pela serra. Segundo conta a história, a água dos rios era utilizada para fornecer energia hidrelétrica, de modo a auxiliar na produção (fiar e tecer) da lã da Serra. Atualmente, os pastores ainda guardam os seus rebanhos pela serra embora o pastoreio não seja muito utilizado, dando lugar a uma economia de serviços focada no Turismo.

O ponto mais alto de Portugal continental (1993 metros) encontra-se no centro do Parque Natural, a famosa “Torre”. Inevitavelmente a Serra predispõe de oportunidades para caminhadas e escaladas, sendo assim um dos destinos mais interessantes para os amantes da aventura e do esporte. E também é a alegria das crianças.

Os produtos típicos da serra são o seu famoso queijo e a sua lã (ambos provenientes das ovelhas da região) e ainda os “cães Serra da Estrela”, uma raça que nasceu aqui e caracteriza-se por ser defensora da montanha e guia dos rebanhos de animais.
Quando visitar a Serra, deverá sempre vir bem preparado. O Verão é uma época de extremos: dias escaldantes dão lugar a noites geladas.