Sabrosa

A Região do Douro é um dos destinos turísticos mais interessantes na zona norte de Portugal. A região oferece paisagens maravilhosas com o rio Douro como protagonista, acompanhado por excelentes vinícolas, históricas fortalezas, casas medievais de pedra e terrenos de vinha localizados em terrenos inclinados.

Apesar de somente ser Concelho desde 6 de Novembro 1836, em todo o território de Sabrosa existem vestígios da ocupação de diferentes povos e culturas, sendo alguns dos mais antigos os que remontam à Pré-história recente. Muitos nobres residiram em Sabrosa. Ali nasceu, mais precisamente na Casa da Pereira, o navegador Fernão de Magalhães a quem se devem os planos e a execução parcial da primeira viagem em torno da Terra.

O modo de vida destas famílias nobres pode ser hoje imaginado pela quantidade de solares e casas com brasões que se distribuem pelo Concelho, podendo ser notados em quase todos os povoados.

Com a prosperidade econômica conseguida com a produção e comércio de vinho, foi reforçado o poder e influência dessa nobreza levando a uma proliferação dos solares no século XVIII. Este crescimento econômico-social deveu-se sobretudo à criação, em 1756, da Região Demarcada do Douro, primeira no mundo, e à fundação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro por Marquês de Pombal.