Monsaraz

Este povoado de ruas tranquilas e casas caiadas com paredes desiguais, localizado no alto de um penhasco, com um castelo do século XIV, oferece uma vista espetacular sobre a barragem do Alqueva e o vale da Guadiana.

Hoje em dia Monsaraz tem sobrevivido graças ao turismo, que traz clientes aos restaurantes, pousadas e lojas de artesanato tradicionais. É muito agradável passear pelo antigo povoado, que já era habitado muito antes da chegada dos árabes no século VIII. A sua praça fortificada foi ocupada por lusitanos, romanos, visigodos e árabes, que com o nome de Saris foi integrada no reino de Badajoz.

A vila, se resume a três ruas paralelas: Rua Direita, a de São Tiago e Do Castelo. E se destacam, além do castelo, três edifícios religiosos, que incluem a Igreja Matriz, localizada na Praça de D. Nuno Alvares Pereira, onde se situa o pelourinho da vila, o antigo hospital e os Paços da Audiência, que abriga o Museu de Arte Sacra.

Próximo a Monsaraz vale a pena visitar a Capela de São João Baptista (século XVII), a Ermida de Santa Catarina, românica (do século XIII), a grande Barragem do Alqueva, o Convento da Orada, a vila de Mourão e seu castelo do século XIII, o Menir da Bulhoa e o Cromeleque do Xerez.