Faro

A capital do Algarve se separa do Oceano Atlântico por uma lagoa, não sendo o destino preferido dos turistas que procuram sol e praia. Porém, Faro é uma cidade charmosa, tranquila, que conta com parques e praças bem cuidadas, uma parte histórica repleta de vias só para pedestres, agradáveis cafés, bairros medievais bem conservados e um grande número de estudantes que garantem uma animada vida noturna.

Foto: Valter Jacinto

Vale a pena destacar o Arco da Vila, com os seus pilares ao estilo italiano; O Paço Episcopal (século XVIII), que conta com os revestimentos de azulejos mais valiosos do país na entrada; A Praça de Afonso III, com a estátua em bronze do rei e o Convento de Nossa Senhora da Assunção (século XVI), de estilo renascentista e considerado por muitos especialistas como o edifício mais valioso de Faro.

Foto: Osvaldo Gago

O Arco do Repouso, uma porta árabe aberta no fundo da muralha chamada assim por ser o lugar onde o Rei D. Afonso IV parou para descansar e ouvir música depois da tomada da cidade; A macabra Capela dos Ossos, forrada com caveiras e ossos dos frades enterrados no cemitério da Igreja.

Foto: Paulo Moreira

Destacam-se ainda as ruínas romanas de Milreu, localizada a uns 10 quilômetros a norte de Faro e a tranquila, mas atrativa povoação de Estói, que tem um palácio rococó do século XVIII em ruínas. Ufa! Lugares interessantes não faltam.