Évora

Capital do Alto Alentejo, é uma das cidades melhor conservadas de Portugal, foi classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1986 e é denominada “Cidade-Museu”.

Dentro das muralhas, do século XIV, com ruas estreitas e sinuosas podemos ver lindas obras arquitetônicas entre elas: a Catedral da Sé, as colunas do Templo romano de Diana, as Termas romanas, a macabra Capela dos Ossos e a Praça do Giraldo, que testemunhou episódios trágicos durante o período da inquisição.

Praça do Giraldo

É uma cidade com muita história, já era povoada antes da chegada dos romanos no século 59 a.C. Naquela época, era um importante centro da península ibérica na conquista romana, conhecida por “Ebora Liberalitas Julia”. Passou por um período visigodo sombrio e renasceu durante o domínio islâmico. Consequentemente foi conquistada pelos cristãos, quando Évora viveu a sua época de ouro entre os séculos XIV e XVI, principalmente graças à Dinastia de Avis.

Templo de Diana

Évora possui muitos locais turísticos a visitar, notadamente igrejas monumentais, praças históricas e monumentos com elevado interesse históricos. E, como também é uma animada cidade universitária, conta com uma grande oferta de restaurantes, com a deliciosa cozinha tradicional alentejana.

Igreja da Misericórdia

Além disso, mesmo fora da cidade encontrarás monumentos neolíticos, adegas rústicas, e interessantes vilas históricas como, por exemplo, Alvito, Arraiolos, Evoramonte, Viana do Alentejo ou Montemor-o-Novo, que são muito interessantes para uma visita.

Igreja dos Ossos