Bragança

Bragança, capital histórica da região de Trás-os-Montes, é ao mesmo tempo uma cidade com grandes avenidas e uma aldeia medieval com muralhas, erguidas em 1130, de onde se pode contemplar o campo, o bosque e as pequenas granjas que a rodeiam.

O maior atrativo do lugar é sua antiga cidadela muralha, situada no alto de uma colina na extremidade oriental. Após passar pelas suas portas com arcos, observará como este bairro medieval foi excelentemente conservado. Vale a pena visitar o Castelo de Bragança, com a Torre da Princesa e a Torre da Homenagem.

Entre os telhados da sua magnífica cidadela destaca-se o campanário da Igreja de Santa Maria e a Torre da Homenagem do Castelo de Bragança, adornada com elegantes janelas góticas geminadas. À entrada, no interior das muralhas, existe uma passagem com duas portas, a primeira é conhecida como Porta de Santo Antônio, enquanto que a segunda é conhecida como Porta da Vila.

De um lado do castelo existe uma praça, repleta de árvores centenárias, que acolhe o Pelourinho gótico, e tem como base um javali pré-romano, que se acredita ser da Idade do Ferro.

Esta cidade, conhecida como Bragantia pelos celtas e como Juliobriga pelos romanos, é milenar, e sua localização, a apenas alguns quilômetros da fronteira com Espanha a tornou um ponto estratégico importante entre as intermináveis batalhas entre Espanha e Portugal.