Beja

A capital do Baixo Alentejo é uma cidade tranquila e muito acolhedora. Apesar de ter um bonito centro fortificado e muitos lugares interessantes bem próximos, não tem muitos turistas.

Como toda cidade histórica portuguesa, a melhor forma de descobrir os seus encantos é caminhando pelo seu centro histórico, que foi uma próspera colônia romana, sede de uma diocese visigoda e também uma cidade muçulmana, durante cinco séculos.

Comece o passeio pela Praça Diogo Fernandes, entre o centro histórico e a cidade nova, até a Igreja de Santa Maria da Feira, reconstruída nos séculos XV, e com uma galeria de estilo gótico tipicamente alentejana. Depois siga até o Castelo de Beja e suba na impressionante Torre de Menagem com mais de 40 metros de altura para desfrutar da vista sobre a cidade e da planície alentejana. Termine o passeio na Praça da República, com um Pelourinho manuelino ao centro e a Igreja da Misericórdia, um monumento do renascimento único em Portugal.

Nos arredores da cidade existem duas rotas temáticas: a das vilas romanas, que inclui as rotas de São Cucufate e Pisões, e a dos frescos, com pontos de visita em Alvito (Assunção), Cuba (Encarnação), Portel (Século Brás) e Vidigueira (Convento de São Cucufate).