Wieliczka

Wieliczka é um pequeno município com pouco mais de 23 mil habitantes. A maior atração do lugar fica sob a cidade, uma das mais antigas minas de sal do mundo. A mina, que está inoperante desde 1996, tem 300 quilômetros de extensão e chega a ter 327 metros de profundidade.

A Catedral de Sal

Em 1978, a minas entrou na lista de patrimônios da humanidade, da UNESCO, e a capela de Santa Cunegunda, conhecida como catedral de sal, contribuiu muito para isso. É a maior igreja subterrânea do mundo e dedicada a Santa Cunegunda que é padroeira dos mineradores locais. A igreja foi esculpida no sal a 100 metros profundidade e tem uma área de 1.500 metros quadrados e cerca de 11 metros de altura. O altar tem as figuras, também esculpidas no sal, de São José, Papa Clemente I e a da Santa.

Um dos trechos dentro da mina

A muitos metros de profundidade, a mina tem até uma loja de recordações, com esculturas de sal e outras lembranças do lugar. O lugar é acessado por elevadores após uma descida inicial por escada de uns 3 andares. Apesar de alguns trechos serem bem estreitos da para ir bem até quem sofre de claustrofobia leve. É muito curioso passar por paredes e paredes de sal e com tantos pontos para visita com esculturas e itens que eram utilizados na escavação. A visita é muito legal, mas vá preparado para o frio.

Uma das galerias e suas estruturas de sustentação

Veja mais da Polônia: