Oświęcim-Auschwitz

Oświęcim, em alemão Auschwitz, é um município de 30 km², com pouco menos de 40 mil habitantes. O nome alemão, do século XIV, nos remete aos campos de concentração e extermínio construídos ali durante a segunda guerra. A cidade recebe muitos turistas cujo interesse principal é conhecer é conhecer este lugar de triste história, mas existe uma cidadezinha bonitinha que poderá servir de base para sua viagem. Quando fui fiquei na Cracóvia, uns 70 km, que dá para fazer um bate e volta tranquilamente.

Praça principal de Oświęcim (Foto: Aneta Lazurek – commons.wikimedia.org)

O fato histórico que nos leva até lá é muito triste, mas sua preservação é importante para conhecermos e evitarmos que isso ocorra novamente. No portão de entrada ainda existe a placa: “Arbeit macht frei” (O trabalho liberta), talvez para que acreditassem que um dia sairiam de lá.

Portão de entrada

Estão abertos a visitação alguns dos barracões onde os prisioneiros eram amontoados. Em alguns existem exposições que mostram em que condições sobreviviam os prisioneiros e uma imensa “coleção” de objetos que foram tirados deles. Óculos, panelas, botas, malas… Enfim, muito triste tudo isso.

Um dos barracões do campo

Caso faça a visita se prepare pois é muito impactante, mas imprescindível. Existem outros campos nas proximidades, Auschwitz II – Birkenau, onde chegavam os trens, e Auschwitz III – Monowitz, que não fui, e era onde existia uma fábrica de borracha onde os prisioneiros eram obrigados a trabalhar.

A segurança para evitar fugas

Veja mais da Polônia: