Vaticano

Vaticano ou Cidade do Vaticano, sede da Igreja Católica, é uma cidade-Estado soberana, existe desde 1929 e são apenas  0,44 m2 murados dentro da cidade de Roma. Então, estando em Roma, é passagem obrigatória.

Praça São Pedro

Apesar de pequeno, tem bastante coisa para ver. Um dos locais para visitar, o Museu do Vaticano com a Capela Sistina, como já dissemos, preferimos fazer durante a noite. Nosso interesse maior era a Capela Sistina com as famosas pinturas de Michelângelo, mas obrigatoriamente tem que passar pelo Museu e o fizemos com guia, para evitar aquela fila gigantesca.

Basílica de São Pedro

Recomendamos a visita guiada sempre, Muita coisa passa despercebida quando você não conhece tudo, e no Museu do Vaticano é impossível você conhecer tudo. Por fim, a Capela Sistina é muito, muito bonita e vale qualquer sacrifício para visitar, até aquela fila enorme lá fora.

Sala dos Mapas – Museu do Vaticano

Outro lugar, e não menos interessante, é Basílica de São Pedro, que é o maior e mais importante edifício religioso do Catolicismo, e que também é cheia de histórias e obras de arte. Para entrar na Basílica normalmente você terá que enfrentar aquela já tradicional fila, que cruza a Praça São Pedro. Mas essa você tira de letra pois vai ficar curtindo a linda arquitetura das construções ao redor e do obelisco no centro da praça que foi trazido do Egito por Calígula, em 40 d.C.

Basílica de São Pedro

La Pietá de Michelangelo (abaixo), é uma das obras interessantes no interior da Basílica de São Pedro.

La Pietá

Outra recomendação importante é evitar comer nas lanchonetes e cafés próximos do Vaticano sem previamente acertar o valor de cada ítem do lanche. Acredite, o valor altera como que por milagre.