Inspirados em Assis, seguimos para o Santuário da Santa Casa de Loreto, que é um lugar de peregrinação católico situado no município de Loreto, a beira do mar Adriático, e considerado o mais importante da Itália.

Até pouco antes da viagem não tínhamos conhecimento do lugar mas resolvemos visitar pela interessante história da Santa Casa de Nossa Senhora que, segundo a lenda, é a mesma casa onde Maria, mãe de Jesus, vivia em Nazaré. Aquela onde ela nasceu, cresceu, e recebeu a visita do Arcanjo Gabriel, e teria sido trasladada para lá diretamente de Nazaré.

A basílica, construída entre 1468 e 1587, é muito imponente, mas que o chama muito a atenção é, em seu interior, o revestimento criado em 1509 para acolher as paredes da Santa Casa. Todo em mármore, muito bem trabalhado, foi projetado por Bramante e realizado somente 10 anos depois, pelo grande artista Sansovino. Não é possível fotografar seu interior, onde ficam as paredes da Santa Casa, mas confesso que é de impressionar.

Saindo das margens do mar Adriático, o próximo destino é Sorrento, no mar Tirreno, mas deu tempo de passar em L’Aquila, em Abruzo, a cidade que foi quase destruída recentemente por um terremoto. Muito triste ver a cidade toda em obras, com vários prédios completamente destruídos. Então, foi uma passagem bem curta.