Cinque Terre

Cinque Terre,os famosos cinco vilarejos da costa da ligúria tombados pela Unesco, Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.

Monterosso al Mare

Não temos a receita da melhor forma de visitar todas, alguns preferem o barco, mas como o tempo não estava firme no dia e de barco poderíamos ter problemas com mar agitado e chuva, optamos pelo trem por ser mais prático e mais rápido. Deixamos o carro na estação de La Spezia, ao sul das Terre, e de lá pegamos o trem direto para a última, Monterosso al Mare e voltei visitando uma a uma, também de trem, pois com o mesmo bilhete você pode subir e descer quantas vezes for preciso.

Vernazza

O trajeto de ida leva uns 20 minutos e não é uma viagem panorâmica pois o trem vai por túneis em boa parte do percurso, mas, procure sentar na janela da esquerda na ida e na direita na volta para aproveitar a vista quando aparece.

Corniglia

Tem gente que faz o percurso a pé, mas é pouca vista para muito esforço, já que a vista é linda apenas no início do percurso, quando se está próximo do vilarejo. Então, só recomendo para quem quer faz questão da caminhada. A exceção é o trecho entre Manarola e Rio Maggiore, a Via dell’Amore, que é um passeio lindo.

Manarola

Outra recomendação é conhecer também Portovenere, considerada a “sexta terre”, uma pitoresca cidade no “golfo dos poetas” com uma igreja romana construída em 1098.

Rio Maggiore