Caserta

A visita a Caserta se limitou ao Palácio de Caserta ou Reggia di Caserta, que é um palácio de estilo barroco construído com a intenção de afastar a capital real de Nápoles, muito exposta a ataques inimigos. E além disso, a ideia era construir um palácio maior que o Palácio de Versalhes na França.

É muito fácil chegar a Caserta, tanto de Roma (muito melhor) quanto de Nápoles de trem, e o palácio fica a 7 minutos a pé da estação.

São três tipos de tickets para visitar o Palácio de Caserta. Um só para o jardim, outro só para o palácio e outro que incluí ambos. Lembre que você precisará de umas 3 horas para o passeio completo. Se chegar cedo prefira começar pelo Jardim, já que o sol fica mais forte por volta de meio-dia.

Do Palácio até o final do jardim, na Fontana di Dione e Atteone, são 3 km, só de ida. Você pode ir de bicicleta, que podem ser alugadas na entrada do jardim, a esquerda. Pode ir também de micro ônibus ou até de charrete, todos disponíveis na entrada do Jardim. Nós optamos por ir andando para poder ver melhor os detalhes das várias fontes, das esculturas e tirar minhas fotos sem pressa, e voltamos de micro ônibus.

Você vai notar que o lugar não é só para turistas, os moradores usam o jardim para a pratica de esportes, caminhadas e passeios. Vimos várias pessoas no gramado, ou sentadas nos bancos sob as árvores, apreciando a paisagem.

E o interior do palácio, onde funcionam alguns setores do governo local, é de impressionar. Vale muito conhecer seu luxuoso e gigantesco interior, com algumas peças bem curiosas.