Atenas

Atenas, em grego: Αθήνα (lá você vai entender o motivo daquela expressão “está falando grego?”), é a capital e maior cidade da Grécia e uma das cidades mais antigas do mundo, sendo habitada continuamente há 3400 anos. A Atenas no período da Grécia antiga foi uma poderosa cidade-estado (pólis) que surgiu com o desenvolvimento do porto de Pireu. Foi um importante centro artístico, estudantil e filosófico desde a antiguidade, a cidade sediou a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles, além de ser considerada o berço da civilização ocidental e da democracia, boa parte disso devido ao impacto de suas realizações culturais e políticas durante os séculos IV e V a.C. no resto do continente europeu. Atualmente, é uma metrópole cosmopolita e o centro econômico, financeiro, industrial, político e cultural da Grécia. E para nós, turistas, é uma cidade cara, muito cara.

Acrópole de Atenas

O principal lugar e o mais visitado é certamente a Acrópole de Atenas. É a mais conhecida e famosa acrópole do mundo (acrópole em grego quer dizer cidade alta), embora existam outras na Grécia. A de Atenas foi construída por volta de 450 a.C. e foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas do lugar estão em ruínas. Ainda de pé estão o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas e um dos monumentos mais conhecidos no mundo; o Erecteu, templo dos deuses do campo, e o Templo de Atena Nice.

O Partenon

Um dos edifícios mais conhecidos da Acrópole de Atenas, o Partenon foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega. O Partenon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. O nome Partenon deriva da estátua de Atena Partenos.

O Erecteion. Colunas mais altas de um lado e as cariátides de outro.

O Erecteu (ou Erecteion) é um templo consagrado a Atena e a Poseidon. Foi construído entre 421 a 406 a.C. e é considerado o mais belo monumento em estilo jônico. No templo havia uma fonte de água salgada e uma oliveira, que diziam ser dádivas de Poseidon e de Atena, na sua luta pela posse da cidade. O prédio tem duas celas individuais, e irregulares, devido à diferença de terreno e três pórticos desiguais. O pórtico Norte distingue-se pela altura das suas colunas e delicadeza dos capitéis; o pórtico Sul é o mais famoso por ter seis cariátides fazendo as vezes de colunas. No interior do templo, vivia uma serpente, para a qual se oferecia um bolo sagrado cuja recusa era tomada como sinal de mau agouro para os atenienses.

O Teatro de Dionísio

Ao pé da colina da Acrópole está o Teatro de Dionísio, que foi o mais importante dos teatros da Grécia antiga, e é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Seu nome é devido a Dionísio, deus do vinho. Nas grandes festas anuais em sua honra é que os cantos rituais, as danças e os sacrifícios rituais resultaram em representações teatrais. O teatro fazia parte do santuário de Dionísio, que se estendia ao sul da Acrópole, e foi construído no século V a.C.. A construção em pedra, que vemos hoje, é de cerca de 330 a.C. Arquibancadas de pedra substituíram as de madeira, uma cena e uma orquestra de mármore foram acrescentadas. Foi lá que foram apresentadas as célebres tragédias clássicas de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.

Templo de Atena Nice

O Templo de Atena era dedicado, obvio, à deusa grega Atena. Lá os cidadãos atenienses adoravam a deusa, na esperança de que ela os ajudasse na longa guerra contra a cidade-estado rival, Esparta. O Templo de Atena Nice foi a expressão máxima da ambição de Atenas de se tornar a pólis mais importante da Grécia. Nice significa vitória em grego antigo, e se refere a um dos poderes comumente dados à deusa na cidade.

O Panatenaico, o mais antigo estádio do mundo

O Estádio Panatenaico, também chamado Calimármaro, é um dos estádios de atletismo mais antigos do mundo. Nos tempos antigos, foi utilizado para alojar a parte atlética dos Jogos das Panateneias, em homenagem à deusa grega Atena. Durante a época clássica, o estádio tinha assentos de madeira. Foi reconstruído em mármore branco no ano 329 a.C. e foi ampliado e renovado no ano 140 d.C., com uma capacidade de 50.000 assentos. Os restos da antiga estrutura foram escavados e restaurados para o renascimento dos Jogos Olímpicos que se celebraram em 1870 e 1875. O estádio foi renovado pela segunda vez em 1895 para os Jogos Olímpicos de 1896. Sua pista tem forma de U, muito diferente das utilizadas hoje em dia, e suas arquibancadas tem capacidade para 80 000 espectadores sentados. Por baixo das arquibancadas ainda existem algumas instalações originais e um museu onde você pode adquirir as réplicas dos cartazes de todas as olmípiadas ja relizadas. E, claro, é possível dar uma volta na pista e tirar uma foto no alto do pódio.

A cerimônia da troca da guarda

Saindo da parte “muito” antiga da cidade, um lugar bem legal é Praça Sintagma. Também conhecida como Praça da Constituição por ter sido o lugar onde o povo levantou sua voz em 3 de setembro de 1843 para ordenar ao Rei Oto que aceitasse a redação de uma constituição. Na praça está o Parlamento, um grande edifício construído entre 1836 e 1842 como palácio para Oto, primeiro rei da Grécia. Em frente ao edifício está a Tumba do Soldado Desconhecido, vigiada dia e noite por dois guardas (os Evzoni) vestidos com um uniforme tradicional que promovem um espetáculo na troca da guarda. A troca acontece de hora em hora e é bem disputada para assistir, mas a troca mais importante acontece aos domingos com uma banda militar. Não sei ao certo se essa troca acontece as 10 ou 11 da manhã, mas deve ser imperdível se você estiver por lá num domingo.

As azeitonas gregas

Não muito longe da praça Sintagma tem o mercado municipal de Atenas, onde você encontra as delícias do lugar. Fiquei impressionado com a quantidade de tipos de azeitonas diferentes, lógico que experimentei quase todas, que são diferentes não só na aparência mas também no sabor. Como a cidade é grande e existem muitos outros monumentos um pouco mais distante de Acrópole, recomendo pegarem o Hop On Hop Off que te adiantará muito o dia.