Bratislava

A capital da Eslováquia, fica às margens do rio Danúbio, na fronteira com a Áustria e a Hungria. A cidade antiga, do século XVII e restrita a pedestres, é conhecida pelos animados bares e cafés. O Castelo de Bratislava, principal atração turística do lugar, fica no centro histórico da cidade no alto de uma colina, contemplando a cidade antiga e o rio Danúbio. Sua construção foi iniciada no século X e atualmente é a residência oficial do presidente da República. Suas torres são consideradas símbolo da cidade.

Castelo de Bratislava (Foto: GFreihalter – commons.wikimedia.org)

Seu animado centro histórico é bem movimentado e com várias construções medievais, como o Michael’s Gate que é o único portão da cidade que foi preservado das fortificações e está entre os edifícios mais antigos da cidade. É possível conhecer a cidade em apenas um dia, mas você vai gostar tanto do lugar que garanto que não se arrependerá de dormir pelo menos uma noite na cidade.

Uma das movimentadas ruas do centro com o Michael’s Gate ao fundo

Caminhando pelo centro você passará pela praça Hlavné, a principal do centro. Aproveite para observar a arquitetura local, e ver vários edifícios com estilos diferentes. Na praça fica a Fonte de Rolando, um chafariz de 1572 que fornecia água para a população. A prédio amarelo da antiga prefeitura, o Old Town Hall, construído em 1370, também está na praça assim como o Museu da Cidade. Os locais costumam se reunir por ali a noite.

A Praça Hlavné

Outra coisa muito interessante na cidade são as várias estátuas espalhadas pelo centro. Na Praça Hlavné tem uma de um soldado de Napoleão. Dizem que um soldado veio com a tropa até Bratislava em 1805 e não voltou por ter se apaixonado por uma bela eslovaca. Na esquina da praça com a rua Rybárska brána tem a “Schone Naci”, que é a estátua, única prateada, de um antigo habitante da cidade. Dizem que ele era pobre e tinha alguma deficiência mental, mas era muito alegre e vivia andando pela cidade com um belo terno de camurça e um chapéu comprido cumprimentando a todos que passassem.

Cumil, também conhecida como Man at work

A estátua mais famosa fica na esquina da rua Rybárska brána com a Laurinská, a “Cumil” (observador). É um homem saindo de um bueiro, sorridente e observando a rua. Há várias histórias a respeito da estátua. A mais interessante é que o trabalhador deu uma pausa no seu trabalho para ficar olhando as pernas das mulheres que passavam na rua. A estátua já foi atropelada algumas vezes, e por isso ganhou uma placa ao lado: “Man at work” (Homem trabalhando). Hoje ela mais conhecida como Man at work do que pelo nome original.