Split

Split é a maior e mais importante cidade da Dalmácia e segunda maior cidade da Croácia. Tem uma rica história, que embora seja associada à construção do Palácio de Diocleciano, há provas da existência prévia de uma colônia grega na área.

A famosa orla de Split, em frente ao Palácio

O imperador romano ordenou a construção do palácio em 293, para estar concluído quando do seu afastamento do Império, em 305.

Frente do Palácio de Deocleciano

A grande estrutura ficou abandonada e os primeiros cidadãos de Split fixaram residência na parte de dentro de suas muralhas, convertendo o interior do palácio num vilarejo. Ao longo dos séculos a população cresceu e ocupou também as áreas em torno do antigo palácio, hoje o centro histórico da cidade.

A Torre do Relógio

O centro, ainda habitado, tem lojas, mercados, praças e a Catedral de São Dômnio, que foi construída reaproveitando a estrutura do antigo Mausoléu de Diocleciano. A parte interna do palácio foi utilizada em algumas cenas de Game of Thrones. Eu não consegui identificar os lugares certos, mas se você é fã da série procure saber o lugar certo antes de ir.

O interior da Catedral de São Dômnio

O ponto mais procurado em Split é o Peristil. Construído como a praça central do palácio, destinada ao imperador Diocleciano. Hoje a praça tornou-se o cenário de peças de teatro, clássicos de ópera e obras de literatura antiga, mas também é um lugar ideal simplesmente para contemplar o lugar sentado nos degraus que a circundam, ou tomar alguma coisa e um dos Cafés do local. Apesar de já ter os toques do homem moderno, ainda é uma herança antiga. Não apenas romana, mas também egípcia, já que a praça é vigiada por uma esfinge de mais de 3500 anos, moderno com a herança antiga, não apenas romana, mas também egípcia, já que o Peristyle é vigiado de perto por uma esfinge de 3500 anos. João Paulo II quando lá esteve disse “Querido Deus, quantos pés passaram por aqui”.

O Peristil.

Outro lugar interessante é o Vestíbulo, que era a entrada para a parte residencial do Palácio e era acessado pelo Peristil. Originalmente adornado com mármore, estátuas e azulejos de mosaico, hoje, já faltando parte do teto, é utilizada por alguns músicos para divulgação de seus trabalhos, pela boa acústica que possui.

Teto do Vestíbulo

São muitos os pontos interessantes de Split. Em frente ao Golden Gate, um dos belos portões de entrada da cidade história, tem a Torre 2 e uma grande estátua do bispo croata medieval Gregório de Nin, que se opôs ao Papa, no ano de 926, e introduziu a língua nacional nos serviços religiosos. Ao lado tem uma bela praça com uma feirinha de artesanatos, objetos antigos e pinturas, que também valem uma visita.

A estátua de Gregório de Nin com a Torre 2 ao fundo

Mais da Croácia