Pula

A cidade é conhecida pelo clima, pelas praias e pela beleza natural. É uma tradicional produtora de vinhos e tem uma história rica desde os tempos Romanos, que pode ser observado pelas antigas construções por toda parte da cidade.

Chegamos pela manha para conhecer a cidade. Teríamos só este dia pois iríamos dormir já em Plitvice para ver os famosos lagos. Mas, como aconteceu em Rovinj, se não quiser curtir as praias um dia é suficiente.

Arena de Pula

O monumento mais famoso e importante, o ponto inicial e final de cada passeio turístico é o Anfiteatro, popularmente chamado de Arena de Pula, que já foi palco de lutas de gladiadores. Foi construído no século I dC, durante o reinado do imperador Vespasiano, ao mesmo tempo que o magnífico Coliseu de Roma. Hoje a Arena é palco de muitos eventos, já que sua capacidade e para 5000 espectadores.

Arco de Sergi

Outro monumento que gostei bastante foi o Arco de Sergi, ou Golden Gate. Foi erguido entre os anos 29 e 27 aC pela família Sergi, em homenagem a três membros da família que ocuparam cargos importantes em Pula na época. Hoje existe uma movimentadíssima praça ao lado onde ocorrem muitos eventos e a rua que segue após o arco é também muito rica em comércio, tanto local quanto para nós turistas.

Praça do Forum, com o Templo de Augusto a esquerda

Seguindo por esta rua chegamos a outro ponto importante da cidade que é a Praça do Forum, que é a praça principal da Pula clássica e medieval. O Fórum foi construído no século I aC e foi o núcleo da vida da cidade, seu centro religioso, administrativo, legislativo e comercial. Na parte norte do Fórum estavam dois templos gêmeos e um central dedicado a Júpiter, Juno e Minerva. Hoje, apenas o Templo de Augusto foi totalmente preservado.

Mausoléu Octagonal

É possível passar pelos principais pontos caminhando. Saindo da Arena em direção ao Arco de Sergi você passará pelo Mausoléu Octagonal, Portões Gêmeos e Portão de Hércules. Do Arco de Sergi, já voltando para a Arena você passará na Praça do Forum, Templo de Augusto e Catedral da Assunção da bem-aventurada Virgem Maria. Reserve um tempo para conhecer o forte de colina Histrian, construído em 1630, que hoje abriga o Museu Histórico de Istria.

Mais da Croácia