Mostar

A cidade tem cerca de 115 mil habitantes e é famosa pela ponte velha sobre o rio Neretva, na parte velha da cidade. A ponte foi construida inicialmente no século XVI e foi reconstruída em 2004, após a sua destruição em 1993 durante a Guerra da Bósnia. A reconstrução e reabertura da ponte foi, para os habitantes de Mostar, um sinal de esperança para o futuro de uma cidade dividida entre croatas e muçulmanos, que sempre tiveram uma relação conturbada ao longo dos tempos.

A Ponte Velha, maior atração da cidade.

Visitando o lugar, nos esquecemos que estamos diante de uma ponte com apenas doze anos de idade. Todo o ambiente ao entorno, reconstruídos fielmente, criam ambiente mágico. Além disso, o respeito pelo design original criou uma ponte que em tudo parece ter os quase seiscentos anos de idade com que a obra contaria hoje.

O comércio na parte antiga da cidade

O comércio e os restaurante existentes nos dois lados nos fazem esquecer do tempo. São muitas as lojas com artesanatos locais que usam até o que sobrou da recente guerra, como balas e outros artefatos, na confecção de algumas peças.

As marcas deixadas pela guerra recente

As lembranças da guerra ainda estão, e ficarão muito tempo, presentes pela cidade. Muitas construção não foram reedificadas e outras tantas ainda estão com as marcas nas paredes. É fácil encontrar, em uma breve caminhada, algumas casas com chapas de metal como proteção de portas e janelas.

Uma das casas que ainda mantém as proteções nas portas e janelas

A parte antiga e a ponte são os principais pontos de interesse na cidade. Optamos então em nos hospedarmos em um local próximo, em uma busca pelo booking.com encontramos um hotel com vista para a ponte e fizemos tudo a pé mesmo. Quando for a Mostar não se esqueça de separar algum dinheiro para o grupo que organiza o salto da ponte. Uns anunciam e recolhem dinheiro dos turistas enquanto os outros preparam o amigo para o salto. Mas fique atento pois o que salta nem sempre é o mesmo que fica pendurado na grade, uma distração pode te fazer perder o salto.

Mais da Bósnia e Herzegovina

Jablanica

Sarajevo