Potsdam

Potsdam é a capital do estado de Brandemburgo, formando a região metropolitana Berlim/Brandemburgo. A cidade é conhecida por seu legado histórico como residência dos reis da Prússia e pelo grande número de parques e palácios, entre eles o Palácio de Sanssouci, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1990. Desde meados do século XIX, Potsdam ganhou importância como centro científico. Hoje, conta com três universidades públicas e mais de 30 instituições de pesquisa. Cerca de 15% dos habitantes são estudantes.

O Palácio de Sanssouci

Sanssouci (em francês: despreocupado) era o palácio de verão de Frederico o Grande, rei da Prússia. É comparado com o Château dee Versailles, porém é muito menor e de estilo diferente. Mas é notável pelos numerosos templos e outras construções de jardim do seu Parque. Desenhado entre 1745 e 1747, o palácio é pouco mais que uma grande “villa” de piso único contendo apenas dez salas principais. Depois da segunda guerra o palácio tornou-se uma atração turística e é visitado a cada ano por mais de dois milhões de pessoas de todo o mundo.

Os jardins de Sanssouci

Após a reunificação alemã, quando Potsdam passou a ser a capital do então restabelecido Estado de Brandenburgo, muitos projetos e obras foram, e têm sido sido, realizados para reconstruir a aparência original da cidade, muito castigada pela guerra. As principais foram a reconstrução do Paço Municipal e da Igreja da Guarnição, construída no século XVIII.

Brandenburger Tor. mais antigo que o da vizinha Berlim

Pela proximidade com a capital, uns 30km, é possível fazer um bate e volta de Berlim. Recomendo ir cedo pois são muitos prédios históricos para ver e é muito interessante apenas passear pelas ruas da cidade antiga. São várias lojinhas, cafés e restaurantes para todos os gostos. Se for no final de semana, e der sorte, pegará uma feirinha na Luisenplatz, em frente ao Brandenburger Tor, com comidas típicas e cervejas locais para nunca esquecer.

Mais da Alemanha: