Para quem gosta de visitar os Castelos da Alemanha
A ideia inicial era escrever sobre castelos da Alemanha e palácios, mas já identifiquei mais de 600, então, vamos diferenciar os castelos dos palácios. Originalmente, na língua alemã, as palavras “Schloss” e “Burg” tinham significado semelhante, ambas designavam que tinham a função de proteger seus moradores de invasores. Com o tempo, convencionou-se que “Burg“ eram as construções mais antigas, medievais, com muralhas, que conhecemos como castelo, e “Schloss” as construções pós-medievais, mais elegantes, com aparência residencial e não de defesa, que conhecemos como palácio.
Resolvemos então definir castelo pela aparência, independente do destino, um castelo é inconfundível, sendo ele construído para proteção ou não. Como exemplo temos o Castelo de Neuschwanstein, que foi construído para ser uma residência de verão, e hoje é o mais famoso castelo da Alemanha. E também pelo motivo de, na Alemanha, grande parte das edificações terem sido reconstruídas depois da guerra, então é quase tudo novo. Anote as dicas dos mais conhecidos e interessantes na parte sul da Alemanha, veja a localização no mapa e inclua em seu próximo roteiro de viagem para a Alemanha.
Castelo de Neuschwanstein

Construído em 1869, e símbolo dos castelos da Alemanha, este magnífico castelo não foi construído para defesa, mas como uma casa de verão privada para o rei Ludwig II. Ele está situado ao sul da Baviera, em Schwangau, e tem vista para os Alpes, tornando-se um dos locais mais fotografados em toda a Alemanha. O nome Neuschwanstein é uma referência ao “Cavaleiro do Cisne”, Lohengrin, da ópera com o mesmo nome. Conheça mais de Schwangau clicando aqui.
Castelo de Hohenschwangau

Praticamente ao lado do famoso Neuschwanstein, foi construído pelo rei Maximilian II, que era o pai de Ludwig II. Foi o primeiro castelo na região e era usado como residência de verão e de caça da família. O mais impressionante do Hohenschwangau é a decoração intacta. Os quartos e demais aposentos estão como se os moradores estivessem para voltar a qualquer momento. Conheça mais de Schwangau clicando aqui.
Castelo de Hohenzollern

Uma residência de verão construída como um castelo medieval, no topo de um monte homônimo, em Hechingen. Lá em cima você saberá o motivo da escolha do local, pois a vista é uma das mais espetaculares entre todos os castelos visitados. Além de ser um dos mais bonitos, este castelo é também um local importante na história da Prússia pois foi aí que começou a linhagem prussiana e desta família saíram os imperadores da Alemanha no século XIX.
Castelo de Lichtenstein

Um castelo construído no alto de um íngreme penhasco e realmente parece que saiu de um conto de fadas. Construído em 1200, reconstruído em 1802 e reformado em 1837, ele é pequeno mas é um dos mais charmosos. Muitos o acham parecido com Neuschwanstein, que é bem maior, mas eu o acho mais interessante.
Castelo de Heidelberg

Uma das ruínas de castelo mais famosas do no mundo. Começou a ser construído no século XIII e sua construção durou mais de 400 anos. Foi destruído pelos soldados de Luis XIV, entre 1689 e 1693, e só foi restaurado parcialmente. É impressionante caminhar pelos pátios e jardins desse imenso castelo na Alemanha. Clique aqui e conheça mais Heidelberg.
Castelo de Frankenstein

Hoje só existem as ruinas desse castelo na Alemanha, em Muhltal, que ficou famoso graças à obra de Mary Shelley, que eternizou Frankenstein. Não tem como pensar em castelos em não inclui-lo no roteiro. Diz a lenda que o alquimista Johann Conrad Dippel, que curiosamente não era descendente da família, vivia no castelo até sua explosão graças a uma experiências científica. Dippel foi expulso pela população local, que já estava revoltada com essas experiências e com a fama de que ele desenvolvia pesquisas com cadáveres tentando ressuscita-los, e ainda assinava nos corpos “Dr. Frankenstein”.
Burg Eltz

Considero o mais espetacular castelo da Alemanha de todos, está com a mesma família desde 1157. Escondido em um lindo vale, em Wierschen, o castelo teve várias partes adicionadas com o passar do tempo para acomodar a família (que ainda mora lá), nunca foi destruído ou reconstruído, sobrevivendo intacto às guerras dos séculos XVII e XVIII. Apesar do acesso íngreme, vale a pena descer a pé para aproveitar a vista. Na volta, se não estiver em sua melhor forma física, melhor subir de van por 2 euros…
Castelo de Reichsburg

Visita-lo é como voltar aos tempos medievais. Localizado na cidade de Cochem (que só pelas vinícolas já vale a visita), o castelo foi construído em torno do ano 1000 e reconstruído após a destruição, pelas tropas francesas em 1689, ordenada também pelo rei Luis XIV. O Castelo ganhou status quando o rei Conrad III ali se hospedou em 1151. Hoje é possível explorar seu interior e ainda participar de um banquete medieval. A vista da cidade e do rio Mosel é imperdível. Conheça mais de Cochem clicando aqui.
Castelo de Mespelbrunn

É um lindo castelo medieval com fosso, que fica na vila de Mespelbrunn, pertinho de Aschaffenburg, em um vale escondido entre Frankfurt am Main e Würzburg. Construído no século XIII, devido a sua localização (bem escondido, foi difícil achar) foi salvo de várias guerras e a sua forma original, até hoje, foi preservada. Foto: Lainer Rippert
Kaiserburg

Marca registrada da cidade de Nuremberg, foi um dos mais importantes palácios imperiais da Idade Média na Europa e durante a reconstrução foram encontrados restos da fortificação que datam da época antes de 1000 AC. Localizado num dos pontos mais altos da cidade proporciona uma vista excelente da cidade. De 1050 a 1571, todos os imperadores romano-germânicos residiram, pelo menos por um tempo, no Kaiserburg. Infelizmente, como foi utilizado como uma das sedes do partido nazista, o local foi quase totalmente destruído durante a segunda guerra mundial, sendo reconstruído mantendo as características originais. Não dei sorte nas fotos quando fui pois estava em obras e sempre tinha uma placa na frente, mais vale muito a visita. Hoje é possível se hospedar em um Hostel muito bem instalado no antigo estábulo do castelo. Conheça mais de Nuremberg clicando aqui.
Drachenburg

Localizado no alto de uma montanha, em Königswinter. Dizem que ali, Siegfried, herói da lenda dos Nibelungos, capturou um dragão terrível e que o escondeu em uma caverna dentro do castelo. É uma lenda que a garotada adora.
Wartburg

Construído em 1067, em Eisenach, é um dos mais antigos da Alemanha. Ganhou fama por ter hospedado, entre 1521 e 1522, Martinho Lutero, após ser excomungado pelo Papa Leão X. O quarto onde Lutero se hospedou pode ser visitado. Anteriormente o castelo foi cenário de uma emocionante história de amor, no período de 1211 e 1227, entre Isabel da Turíngia, que virou Santa Isabel da Hungria, e Ludwig IV, é uma longa história e merece ser lida. Pelo tamanho e história, mais de 900 anos, é uma das fortalezas mais bem preservados do mundo.
Löwenburg

O “Castelo do Leão” está localizado em Bergpark Willhelmshöhe. E um dos mais bonitos castelos medievais, porem é uma imitação, pois foi construído entre 1793 e 1801. Hoje é parte Wilhelmshöhe Park, um bom lugar para passar o dia e a visita ao castelo apenas fará parte do passeio.
Localização dos castelos

Veja mais da Alemanha:
- Berlim
- Cochem
- Colônia
- Dresden
- Hannover
- Heidelberg
- Munique
- Nuremberg
- Potsdam
- Rothenburg ob der Tauber
- Schwangau