Bangkok

Bangkok, uma metrópole onde com passado e presente muito vivos, nos acolheu calorosamente. Nessa cidade, templos antigos e arranha-céus imponentes coexistem, criando uma atmosfera que captura a essência de uma cultura rica. A agitação organizada das ruas movimentadas encontra seu equilíbrio na serenidade dos templos, numa mistura urbana fascinante que nos envolveu desde o primeiro passo.

São muitos os lugares para visitar, certamente você não conseguirá ver tudo. Aconselhamos escolher os que mais interessantes para seu gosto e começar pelos principais. Garanto que terá agenda cheia por muitos dias.

Wat Arun é um templo budista da escola teravada localizado na margem oeste do rio Chao Phraya. É um dos ícones mais conhecidos da Tailândia devido a este gigantesco prang (coruchéu ou estupa) central, que foi construído no início do século XIX, durante o reinado do rei Rama II (1809-1824).

A ferrovia Maeklong ficou famosa por sua rota através do Mercado Ferroviário de Maeklong, apelidado de Talat Rom Hup, que significa “mercado suspenso de guarda-chuva”. É um dos maiores mercados de frutos do mar frescos da Tailândia e está centrado nos trilhos da Ferrovia Maeklong. Sempre que um trem se aproxima, os toldos e as vitrines das lojas são afastados dos trilhos, para retornarem após a passagem do trem.

Mercado flutuante de Damnoen Saduak fica na província de Ratchaburi, cerca de 100 quilômetros a sudoeste de Bangkok. Tornou-se principalmente uma atração turística, atraindo turistas nacionais e estrangeiros e é considerado o mercado flutuante mais famoso da Tailândia.

O Bang Pa-In Summer Palace foi construído pelo rei Prasart Thong (1629-1656). Foram cavados lagos e também foi estabelecido um mosteiro. Uma das residências chamava-se Residência Real Aisawan-Dhipaya-Asana, construída em 1632.

O rei Rama IV mandou construir uma residência temporária no local, e os atuais palácios e residências reais datam do reinado do rei Chulalongkorn (1868-1910). O famoso pequeno pavilhão no meio da lagoa, a Residência Real Aisawan-Dhipaya-Asana foi (re)construída entre 1872 e 1876.
Atualmente, muitos salões residenciais e palácios lindamente restaurados estão no terreno de Bang Pa-In. Sem dúvida, Bang Pa-In é um dos antigos palácios mais bem conservados da Tailândia e é uma experiência agradável passear pelo local.

A cidade antiga de Ayutthaya foi fundada em 1350 pelo rei U-Tongue, que transformou-a na capital do Reino de Aiutaia ou Sião, uma posição que manteve até 1767. O lugar é considerada como Patrimônio Mundial da UNESCO, a cidade é praticamente uma cidade de ruínas, sendo caracterizada por restos de torres e mosteiros budistas.

Um dos lugares mais fotografados de Ayutthaya é a cabeça de um Buda envolta em troncos e raizes de uma árvore. Em 1767 os invasores da cidade cortaram a cabeça de todos os Budas para tirar o poder dos Deuses locais. Essa foi envolvida pela árvore que cresceu em sua volta.

Wat Paknam Phasi Charoen é um templo fundado em 1610 durante o período de Ayutthaya. É famoso pelo seu grande Buda sentado, o maior de Bangkok. O templo é um próspero centro de meditação e educação budista. A imagem do Buda tem 69 metros de altura e 40 metros de largura. A imagem se chama Phra Buddha Dhammakaya Thepmongkhon e é dedicada à família real tailandesa e ao ex abade do templo, Luang Pu Sodh. É feito inteiramente em bronze puro (o único no mundo), e está na postura de meditação.

O templo Wat Pho é o primeiro na lista de seis templos na Tailândia classificados como o mais alto grau dos templos reais de primeira classe. Está associado ao rei Rama I, que reconstruiu o complexo em um local de um templo anterior. Tornou-se seu templo principal e é onde algumas de suas cinzas estão guardadas. O complexo abriga a maior coleção de imagens de Buda na Tailândia, incluindo um Buda reclinado de 46 m de comprimento. É considerado o primeiro centro de educação pública na Tailândia, e as ilustrações e inscrições em mármore colocadas no templo para instruções públicas foram reconhecidas pela UNESCO em seu Programa Memória do Mundo.

O Grande Palácio Real é um conjunto de edifícios que serve como residência oficial do rei de Tailândia desde o século XVIII até ao século XX. Com a morte do rei Ananda Mahidol no Palácio de Baromphiman, o rei Bhumibol Adulyadej nomeou a residência oficial o Palácio Chitralada.

A construção do conjunto palaciano teve início em 1782, durante o reinado de Rama I. Fica a leste do rio Chao Phraya, protegido por ele mesmo. O resto do complexo é defendido por uma muro de 1,9 km que agrupa uma área de 218.400 metros quadrados. Além do muro existe um canal, criado também com propósitos defensivos. Assim a área parece uma ilha, conhecida como Rattana Kosin. Os lugares mais destacados são o templo Wat Phra Kaew, que contém a Buda de Esmeralda, e o edifício de estilo renascentista.

O Wat Benchamabophit Dusitvanaram é um templo budista conhecido como o templo de mármore. É um dos templos mais conhecidos de Bangkok e uma grande atração turística. Ele caracteriza o estilo ornamentado de Bangkok, telhados elaborados e muitos detalhes. O piso de mármore é o destaque.

Os shoppings daqui também são uma grande atração. O mais novo, é bem movimentado, fica na beira do rio Chao Phraya e bem próximo do Wat Arum. Mais para dentro são vários, um ao lado do outro. Destaque para o Central World, que tinha uma decoração de Natal com o Picachu, muito legal, o Terminal 21, com sua temática aeroporto/viagens, e o MBK Center, mais popular e com eletrônicos e afins com preços muito interessantes.