Mar Morto

O Mar Morto banha Israel, a Cisjordânia e a Jordânia. É um lago muito salgado que está mais de 400 m abaixo do nível do mar, sendo o ponto mais baixo em terra seca do planeta. Sua famosa água super salina facilita a flutuação, e a lama negra rica em sais minerais é usada em tratamentos terapêuticos e estéticos nos resorts da região.

Uma das partes do local de visitação

Existem muitas excursões para lá saindo de Jerusalém, e como existe aquele problema da fronteira Palestina e teríamos um longo trecho dentro do território, foi nossa opção. Escolhemos uma que faríamos o Mar Morto e o Rio Jordão no mesmo dia, já que são próximos. O lugar para entrar na água tem uma boa estrutura para turistas com restaurante, bar, e banheiros com duchas para tirar o sal depois do mergulho. Nada nível A, é turístico mesmo. Por causa da salinidade não é possível ficar por muito tempo na água, então não é um passeio demorado. A demora maior é chegar ao lago. Como está cada vez mais baixo o nível da água, o ponto de chegada já não é ao lado.

Praia movimentada apesar do mau tempo

É um lugar que você, indo a Israel, deve conhecer. É verdade que você não consegue afundar, e é bem legal isso. Estando dentro da água só de tirar os pés do chão você é levantado, e é estranho o esforço que tem que fazer para colocar os pés no chão novamente. Mas, bom, bom, não é. A água como é muito salgada, qualquer gotícula que cai nos olhos é terrível, terrível mesmo, não é brincadeira. E a lama negra, que dizem ser medicinal, para mim continua sendo uma lama. Mas tinha um monte de turistas totalmente enlameados, pareciam os monstros do pântano… Mas vá. é uma experiência incrível e um lugar incomum. Existem alguns resorts, na parte de Israel, com praias particulares que, pelo menos nas fotos, a areia é branca e a água transparente, nada parecido com o lugar que vimos.

A turista e seu tratamento de pele

Mais da Palestina:

Veja também Israel: