Jericó

Jericó fica em qual país?

Jericó é considerada a cidade mais antiga ainda existente, com mais de 10.000 anos, e também a mais baixa, cerca de 270 m abaixo do nível do mar. É citada na bíblia Judaica e cristã como uma importante cidade no vale do rio Jordão. Descrita no Velho Testamento como a “Cidade das Palmeiras”, é conhecida na Tradição judaico-cristã como o lugar do retorno dos israelitas da escravidão no Egito, liderados por Josué, o sucessor de Moisés. Arqueólogos tem escavado os remanescentes dos últimos 20 sucessivos assentamentos em Jericó, o primeiro que data de antes de 11.000 anos atrás (9 000 a.C.).

Ruínas da antiga Jericó com o teleférico e o Monte da Tentação ao fundo

Dessa vez optamos, por termos que atravessar a fronteira com a Palestina, de irmos de excursão. Que no caso tem a vantagem de vermos mais lugares e termos a orientação do guia sobre cada local. Os pontos de interesse são a árvore onde Zaqueu teria subido para ver Jesus (virou até música), o Monte da Tentação e as ruínas da antiga cidade.

O Mosteiro da Tentação

Segundo a Bíblia, o Monte da Tentação é o local onde Jesus foi tentado pelo diabo. A localização exata é desconhecida e impossível de determinar. É identificado com o Monte Quarantania, uma montanha de pedra calcária com aproximadamente 366 metros, a noroeste da cidade de Jericó. A meio caminho do topo do montanha está o mosteiro ortodoxo grego, o Mosteiro da Tentação. Mas não se preocupe com a subida, em 1998 uma empresa austríaca-suíça construiu um teleférico de 1.300 metros da cidade antiga de Jericó até o mosteiro (ou quase). O mosteiro mais antigo foi construído pelos bizantinos no século VI d.C. acima da caverna, onde tradicionalmente Jesus teria passado quarenta dias e quarenta noites jejuando e meditando durante a tentação.

A árvore que Zaqueu teria subido

Mais da Palestina:

Veja também Israel: