Em qual país fica Belém?

Em que país fica Belém? Fica na parte central da Cisjordânia e é a capital da província de Belém, no Estado da Palestina, e um centro de cultura e turismo no país. Belém é, para os cristãos, o local onde nasceu Jesus Cristo e também o onde nasceu e foi coroado Davi, rei de Israel. A cidade dispõe de hotéis e restaurantes, mas como está a cerca de 10 km de Jerusalém é cômodo fazer um bate e volta.

Entrada da Igreja da Natividade

O principal ponto de interesse é a Igreja da Natividade, supostamente construída sobre o local de nascimento de Jesus e torna-se um centro de peregrinação cristã e turística. Também a tumba de Raquel, um importante local sagrado para o judaísmo, encontra-se na entrada de Belém. Outro ponto muito procurado, mas polêmico, é o grande muro de concreto cinza de 9 metros de altura construído por Israel, para separação dos territórios israelense e palestino. Hoje o muro está todo grafitado e virou atração.

Painel lateral da Igreja

Optamos por ir a Belém de transporte público. Pegamos o ônibus 231 próximo ao Damascus Gate e em 40 minutos você já está em Belém, sem fronteiras ou barreiras. Na volta pegamos o mesmo ônibus no sentido contrário, mas aí já temos que passar pela imigração de Israel e demora um pouco mais pois os palestinos têm restrição para entrar em território Israelense. Para nós é tranquilo (Repito: Passaporte SEMPRE), mas alguns passageiros, possivelmente palestinos, não seguiram viagem e tomaram uma bronca daquelas. Existe excursão saindo de Jerusalém, por um custo maior e com o incômodo daquele grupo enorme, mas dependendo da situação na fronteira pode ser interessante. Vale a pena saber como estão os ânimos antes de decidir.

Igreja cheia. Difícil não pegar uma cabeça pela frente

Chegando lá você será cercado pelos taxistas que insistem em te levar , mas é possível fazer o trajeto a pé tranquilamente com uma caminhada de 1,5 km pelas ruazinhas de Belém até a Igreja da Natividade aproveitando para ver as lojas e comércio local. Claro que é opção de cada um, mas é bom se informar antes o valor certo que irão cobrar, caso opte pelo taxi.

Interior da igreja, na fila para ver o local de nascimento de Jesus

A igreja é muito interessante, construída no ano de 326, mas se quiser tocar na estrela de prata que marca o local onde Jesus teria nascido, prepare-se para a guerra. A fila é gigantesca e a entrada da gruta é pequena. Quando liberam o acesso é um salve-se quem puder, coisa de turista mal educado aliado à organização do lugar, que atualmente pertence às Igrejas Católica, Ortodoxa e Armênia. Talvez após a pandemia o número de turistas reduza e fique mais tranquilo. E agora, já sabe em que país fica Belém.

Mais da Palestina:

Veja também Israel: