Petra

Originalmente conhecida pelos nabateus como Raqmu, Petra é uma cidade histórica e arqueológica localizada no sul da Jordânia. A cidade é famosa por sua arquitetura esculpida em rocha e por seu sistema de canalização de água. Também é conhecida como Cidade Rosa, devido à cor das pedras do local.

A “Câmara do tesouro”, a construção mais conhecida de Petra

O lugar já existe possivelmente desde 312 a.C. É um símbolo jordaniano, assim como a atração turística a mais visitada do país. Os nabateus eram árabes nômades que aproveitaram a proximidade de Petra com as rotas comerciais regionais para estabelecê-la como um importante centro comercial. Eles também são conhecidos por sua grande habilidade na construção de métodos eficientes de coleta de água em desertos áridos, que vai ser possível de ver no caminho até Petra,  e por seu talento em esculpir estruturas em rochas sólidas, que é indiscutível quando se chega lá.

O Anfiteatro
As construções estão por todo o caminho

Petra encontra-se na encosta de Jebel al-Madhbah (identificado por alguns como o bíblico Monte Hor) em uma bacia entre as montanhas que formam o flanco oriental de Arabah (Wadi Araba). O lugar é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985.

As enormes construções

O sítio arqueológico permaneceu desconhecido para o mundo ocidental até 1812. A UNESCO a descreveu como “uma das mais preciosas propriedades culturais da herança cultural do homem”. Petra foi nomeada entre uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo em 2007 e também foi escolhido pela revista Smithsonian como um dos “28 lugares para ver antes de morrer”.

As “obras” se espalham por um trecho enorme

O lugar é realmente impressionante, voltarei lá certamente. É interessante separar um dia inteiro para conhecer tudo com calma. Planeje dormir duas noites em Wadi Musa, ou sair muito cedo caso venha de Amã. Nós optamos por sair de Jerusalém ainda de madrugada, para passar o dia, mas achamos que podíamos ter ficado mais tempo. Do centro de visitantes até a “Camara do Tesouro”, a construção mais esperada e conhecida, são 2,1 km e uns 30 minutos, até a “Igreja Bizantina” é quase o dobro da distância e ainda tem muita coisa interessante no caminho. Alias, só o caminho já é motivo para ficar contemplando. Existe a opção de ir de charrete ou cavalo. Mas de pé você não perde nada pelo caminho.

O caminho até a parte principal

Página inicial

Jordânia