Rishikesh

O que fazer em Rishikesh, Índia.

Rishikesh é uma cidade situada aos pés do Himalaia no norte da Índia, é conhecida como A Capital Mundial da Yoga. Fica a uns 25 km ao norte de Haridwar e é conhecida como lugar de peregrinação e reconhecida como um dos lugares mais sagrados para os hindus. Santos e sábios hindus visitaram Rishikesh desde a antiguidade em busca de elevação de conhecimento. Não é a toa que muitos famosos procuram a cidade.

Beatles Ashram, também conhecido como Chaurasi Kutia, é um ashram (Um refúgio espiritual ou mosteiro nas religiões indianas). Está localizado na margem oriental do rio Ganges, em frente à área Muni Ki Reti de Rishikesh, no sopé do Himalaia. Durante as décadas de 1960 e 1970, como Academia Internacional de Meditação, foi o centro de treinamento para estudantes de Maharishi Mahesh Yogi, que desenvolveu a técnica de Meditação Transcendental. O ashram ganhou atenção internacional entre fevereiro e abril de 1968, quando Os Beatles foram estudar meditação lá, junto com celebridades como Donovan, Mia Farrow e Mike Love. Foi o cenário do período mais produtivo da banda como compositores, onde compuseram a maior parte das músicas do álbum duplo autointitulado, também conhecido como “Álbum Branco”.

O local foi abandonado na década de 1990 e revertido para o departamento florestal local em 2003, após o que se tornou um ponto de visita popular para os fãs dos Beatles. Embora abandonado e invadido pela selva, o local foi oficialmente aberto ao público em dezembro de 2015. Agora é conhecido como Beatles Ashram e realizou uma exposição em fevereiro de 2018 para comemorar o 50º aniversário da chegada dos Beatles a Rishikesh.

Alguns hindus acreditam que uma vida não é completa sem se banhar no Ganges pelo menos uma vez na vida. Muitas famílias hindus conservam um frasco com água do rio em suas casas, hábito que é considerado prestigioso, para que pessoas à beira da morte possam beber de sua água; muitos hindus acreditam que o Ganges pode limpar uma pessoa de todos os seus pecados, e poderia até mesmo curar a doença. As escrituras antigas mencionam que a água do Ganges porta as bênçãos dos pés do Senhor Vishnu; assim, a Mãe Ganges também é conhecida como Vishnupadi, que significa “pés de Vishnu”.

Em Rishikesh acontece todos os dias o ritual do fogo, o Aarti, que significa “remover a dor”. A essência da cerimônia é que todos os dias Deus nos oferece a luz, do sol, da vida e da benção. No Aarti é a hora de todos nós agradecermos. Nos fazermos mais humildes e entendermos como é pequena a nossa luz perto da luz do sol que nos ilumina sempre.