Deli

O que fazer em Deli.

Nova Deli ou Nova Delhi é a capital da Índia. Com uma área total de 42,7 km², Nova Delhi é um dos 12 distritos e, ao mesmo tempo, uma das 3 municipalidades que compõem a cidade de Délhi (oficialmente Território da Capital Nacional de Délhi, uma das unidades federativas da Índia), e atualmente serve como sede do Governo da Índia, da República da Índia, além do governo do Território da Capital Nacional.

Projetada pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens, a cidade é conhecida por seus bulevares amplos e cercados por árvores, e por ser sede de diversas instituições e monumentos nacionais. De 1911 até Proclamação da Independência da Índia em 1947, a cidade era a capital e centro administrativo da colônia e desde então manteve esse status.

O Templo de Lótus é uma Casa de Adoração Bahá’í que foi inaugurada em dezembro de 1986. Notável por seu formato semelhante a um lótus , tornou-se uma atração de destaque na cidade. Como todas as Casas de Adoração Bahá’ís, o Templo de Lótus está aberto a todos, independentemente de religião ou qualquer outra qualificação. O edifício é composto por 27 “pétalas” independentes revestidas de mármore, dispostas em grupos de três para formar nove lados, com nove portas que se abrem para um hall central com altura de pouco mais de 34 metros com capacidade de 1.300 pessoas. O Templo de Lótus ganhou vários prêmios de arquitetura e foi destaque em muitos artigos de jornais e revistas.

O India Gate (anteriormente conhecido como All India War Memorial ) é um memorial aos 74.187 soldados indianos que morreram entre 1914 e 1921 na Primeira Guerra Mundial e na Terceiro Guerra Anglo-Afegã. Os nomes de 13.300 militares, incluindo alguns soldados e oficiais do Reino Unido, estão inscritos no portão. Projetado por Sir Edwin Lutyens, o portão evoca o estilo arquitetônico dos antigos arcos triunfais romanos, como o Arco de Constantino em Roma. Frequentemente é comparado ao Arco do Triunfo em Paris e ao Portal da Índia em Mumbai.

O Túmulo de Humaium ou Humayun é o mais antigo mausoléu mogol de Deli e uma das mais extraordinárias construções históricas da cidade. Foi a primeira das grandes construções do período mogol. O mausoléu foi mandado construir pela viúva de Humayun no século XVI em honra do seu marido. É declarado pela UNESCO como parte do património mundial. E o doguinho também faz parte do nosso patrimônio mundial.

O Qutub Minar de Delhi, com 72m, é a torre mais alta da Índia. Construído como um monumento islâmico no início do século XIII em arenito vermelho e mármore, o minar gera polêmica. Alguns acreditam que a torre foi construída para celebrar o domínio muçulmano no país, e outros afirmam que foi erguida para chamar os devotos à oração. O complexo circundante abriga a primeira mesquita construída na Índia, tumbas, uma madrassa e um pilar de ferro que é misteriosamente resistente à corrosão, mesmo depois de ter sido exposto aos elementos naturais durante séculos. Até 1981, os visitantes podiam subir os 379 degraus até o topo do Qutub Minar, mas o interior está fechado.

O Qutab Minar é notável por ser um dos primeiros e mais proeminentes exemplos da arquitetura indo-islâmica. Está rodeado por várias outras estruturas e ruínas antigas e medievais, conhecidas coletivamente como complexo Qutub. Dentro do complexo Qutab, entre as ruínas da Mesquita Quwat-ul-Islam, ergue-se um dos lendários Pilares Ashoka. Este grande pilar de ferro resistiu à devastação do clima de Delhi (e à poluição recente) e não enferrujou há mais de 1.500 anos.

Aqui foram os últimos passos de Mahatma Gandhi. O Gandhi Smriti, anteriormente conhecido como Birla House ou Birla Bhavan, é um museu dedicado a Mahatma Gandhi. É o local onde Mahatma Gandhi passou os últimos 144 dias de sua vida e foi assassinado em 30 de janeiro de 1948. Originalmente era a casa da família Birla, magnatas dos negócios indianos. Agora abriga o Museu Multimídia Eterno Gandhi, fundado em 2005.

A tumba do nobre Isa Khan Niazi fica no complexo de Humayun em Delhi. O mausoléu, de formato octogonal e construído principalmente em arenito vermelho, foi construído em 1547–1548 durante o reinado de Sher Shah Suri. A mesquita de Isa Khan está localizada a oeste do mausoléu, que junto com outros edifícios formam o complexo do túmulo de Humayun, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Paharganj é mercadão central e ao ar livre, portanto, os produtos oferecidos aqui atraem quem tem um orçamento limitado. Bongos, pulseiras, livros, miçangas, calças de harém, lenços de algodão, brochuras, sarongues e sacolas. Isso resume muito bem os produtos à venda neste bazar congestionado.
Convenientemente localizado perto da estação ferroviária de Nova Delhi, as ruas são cheias de lojas, cafés e barracas improvisadas que se alinham na rota principal. Mas tem que estar preparado para negociar.