Jaipur

O que fazer em Jaipur

Jaipur foi a primeira cidade planejada da Índia. Conhecida como a Cidade dos marajás, é capital e maior cidade do estado do semi-desértico do Rajastão. Foi fundada em 1728 pelo Marajá Sawai Jai Singh II. É conhecida como “A cidade rosa” pois em 1876 o seu marajá mandou pintá-la dessa cor para a visita do Príncipe de Gales. Desde então a cidade é regularmente pintada. Atualmente, Jaipur é um importante centro de negócios com todos os requisitos de uma cidade metropolitana. Foi incluída em 2019 na lista do Património Mundial da UNESCO.

O mais curioso de Jaipur é Jal Mahal (que significa “Palácio da Água”) que fica no meio do Lago Man Sagar. O palácio foi originalmente construído por volta de 1699; o edifício e o lago ao seu redor foram posteriormente renovados e ampliados no início do século XVIII pelo Maharaja Jai Singh II de Amber.

O Palácio é uma vitrine arquitetônica do estilo de arquitetura Rajput (comum no Rajastão) em grande escala. Foi construído em arenito local, é um edifício de três andares, existindo o terceiro andar apenas na parte oriental do palácio. Os níveis inferiores adicionais do lado oriental permanecem submersos quando o lago está cheio.

Outro palácio interessante é o Hawa Mahal. Foi construído em arenito vermelho e rosa, fica nos limites do Palácio da Cidade. Foi construído em 1799 pelo Maharaja Sawai Pratap Singh. Ele ficou tão inspirado pela estrutura única de Khetri Mahal que construiu este grande e histórico palácio.

Foi desenhado por Lal Chand Ustad. Seu exterior de cinco andares é semelhante a um favo de mel com suas 953 pequenas janelas chamadas Jharokhas decoradas com treliças intrincadas. A intenção original do desenho da treliça era permitir que as damas reais observassem a vida cotidiana e os festivais celebrados na rua abaixo sem serem vistas. Esta característica arquitetônica também permite a passagem do ar fresco do efeito Venturi, tornando toda a área mais agradável durante as altas temperaturas do verão. Olhando da rua parece que estamos vendo a frente do palácio, mas é a parte de trás (que é mais bonita).

O Forte de Amber é uma fortaleza histórica distante 7 km de Jaipur, no estado do Rajastão, é conhecido por seu estilo único, misturando a cultura muçulmana com a hindu. Foi declarado como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no ano de 2013, inserido no conjunto de Fortes nas Colinas do Rajastão.

Quando te disserem que a cidade tem um trânsito animal, acredite!!! Tuk tuks, carros, motos e VACAS disputam espaço, nem sempre pacificamente, nas ruas das cidades. Achamos super interessante, mas para eles é o normal.