Amritsar

O que fazer em Amritsar

Amritsar é uma cidade do estado do Punjab, que faz divisa com o Paquistão. Foi fundada em 1577 e é o centro da religião Sikh, e onde fica Templo Dourado, o mais importante templo do sikhismo.

O Templo Dourado (também conhecido como Harmandir Sahib – Casa de Deus) é um dos locais mais sagrados do Sikhismo.

A piscina artificial no local do templo foi concluída pelo quarto Guru Sikh, Guru Ram Das, em 1577. O templo foi repetidamente reconstruído pelos Sikhs depois de se tornar alvo de perseguição e ter sido destruído várias vezes pelos exércitos mogóis e invasores afegãos. Maharaja Ranjit Singh, após fundar o Império Sikh, reconstruiu-o em mármore e cobre em 1809, e cobriu o santuário com folhas de ouro em 1830. Isto levou ao nome de Templo Dourado.

O complexo do Golden Temple é um conjunto de edifícios ao redor do santuário e da piscina. Um deles é Akal Takht, o principal centro de autoridade religiosa do Sikhismo. Edifícios adicionais incluem uma torre do relógio, os escritórios do Comité Gurdwara, um Museu e o langar (o restaurante comunitário). Mais de 150.000 pessoas visitam o santuário sagrado todos os dias para adoração. O complexo de Gurdwara foi nomeado Património Mundial da UNESCO.

No Templo Dourado existe um impressionante refeitório comunitário. É o maior refeitório gratuito do mundo, serve diariamente mais de 100.000 refeições e funciona 24 horas por dia. Entre 300 a 350 funcionários e um grande número de voluntários trabalham em conjunto para produzir um fluxo interminável de refeições.

Cada vez que um salão é desocupado uma equipe de limpeza entra em ação para deixar em ordem para o próximo grupo. A logística da limpeza impressiona tanto quanto a da preparação dos itens para a cozinha. Esta é uma das característica da religião Sikh: dar de comer a quem tem fome.

Outra atração de Amritsar é a cerimônia de hasteamento/descerramento das bandeiras na fronteira Attari-Wagah é uma cerimônia diária que as forças de segurança da Índia (Força de Segurança de Fronteira) e do Paquistão (Rangers do Paquistão) têm seguido conjuntamente desde 1959. O exercício é caracterizado por manobras elaboradas e rápidas, semelhantes a uma dança, e pelo levantamento das pernas o mais alto possível, o que foi descrito como “colorido”. É ao mesmo tempo um símbolo da rivalidade dos dois países e uma demonstração de fraternidade e cooperação entre os dois países.