Santa Cruz de La Sierra

A cidade é a maior e mais populosa cidade da Bolívia. Fundada em 1561, também é considerada o motor econômico do país. E foi com essas informações que chegamos a Santa Cruz. Confesso que prefiro as cidadezinhas pois tem mais personalidade, preservam a cultura local e etc. Mas, se estamos na Bolívia temos que ver tudo o que o país tem a oferecer. E a cidade é bem interessante.

Uma curiosidade sobre Santa Cruz de La Sierra é que originalmente ela ficava a 220 km de sua localização atual, bem próxima da atual São José de Chiquitos. Após conflitos com nativos, a cidade foi mudada para a sua posição atual. Ainda há resquícios da vila original, e podem ser visitados no sítio arqueológico ao de São José de Chiquitos

No centro histórico está a principal atração da cidade, a Catedral Metropolitana Basílica Menor de San Lorenzo de Santa Cruz, que fica na Praça 24 de Setembro, que também vale uma visita. A primeira Igreja foi construída em 1770 mas pouca coisa tem dessa época já que foi reconstruída em 1838. Após isso sofreu algumas atualizações mas continua impressionante e muito bonita.

Na praça você ainda pode visitar a Casa Municipal de Cultura Raúl Otero Reichealvar, e o Museu da Independência. Bem próximo fica o Museu de História Regional, num prédio antigo bem interessante, e vários espaços culturais de artistas locais.

Veja mais da Bolívia: