Oruro

Vista da Cidade com a estátua da Virgem de Socávon ao fundo.

Oruro é a sexta cidade mais populosa da Bolívia. Estava em nosso roteiro alguns dias mais tarde mas fomos obrigados a parar antes por causa de um protesto que interrompeu a estrada para La Paz.

Monumento aos Mineiros

Confesso que esperávamos um pouco mais. Por muito tempo a mina de estanho foi a principal fonte de riqueza para cidade (a mina “La Salvadora” foi a principal fonte de estanho do mundo), e com o fim do recurso a cidade entrou em declínio. Isso é facilmente notado caminhando pela cidade.

Teleférico e onde se encerra o Carnaval

Hoje a principal atração de Oruro é o Carnaval (declarada Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela UNESCO). Os preparativos começam bem antes com uma série de festas denominadas “convites” e incitações às pessoas ricas para que cooperem com os festejos, trajes, bandas etc.

Santuário Virgem de Socavón

Outro ponto muito procurado é o Santuário da Virgem do Socavón e vale a pena se visitar. Hoje existe um teleférico que leva os turistas e fieis ao topo da montanha onde se encontra uma enorme estátua da virgem.

Há muitos pontos a se visitar ainda na cidade. Museu Arqueológico, Museu Mineralógico, Casa da Cultura, Museu Simón Patiño e a Rua La Paz, que é onde os bordadores confeccionam as originais vestimentas dos dançarinos que participam do carnaval.

Veja mais da Bolívia: