Ushuaia

Parque Nacional Tierra del Fuego

Ushuaia é uma cidade turística na Terra do Fogo, extremo sul da América do Sul, conhecido como “fim do mundo”. Localizada em uma colina íngreme e sujeita a ventos muito fortes, a cidade é cercada pela cordilheira Martial e pelo Estreito de Beagle e serve como base para cruzeiros e passeios pela Antártida.

A fotografadíssima placa do fim da estrada

O Parque Nacional Tierra del Fuego, onde termina a estrada federal Ruta 3, virou destino de muitos que quererem conhecer o último ponto acessível por estrada da América do Sul. No lugar existe uma placa que é famosa e por isso se forma uma pequena fila para tirar fotos ao lado. É claro que tirei a minha.

Parque Nacional Tierra del Fuego

Os passeios em Ushuaia no verão são completamente diferentes dos passeios de inverno. Não parece ser o mesmo lugar. Eu estive no verão, pois fui de moto. Mas pretendo ir no inverno assim que puder. A cidade oferece além dos passeios, trilhas e treckings, muitos restaurantes e bares. O carro chefe da comida local é o caranguejo gigante, o Centolla, imperdível.

O antigo presídio, hoje um museu

Outros lugares interessantes para ir, estando na cidade, são o antigo presídio que virou museu, o Museu do Fim do Mundo, e o Porto Turístico, onde saem os passeios para visitar as ilhas dos pinguins e para o Canal Beagle. O entorno do Porto é cheio de pontos turísticos. A Casa Beban, a Plaza 25 de Mayo que tem uma feira de artesanatos, a Plaza Ushuaia onde fica a placa do fim do mundo, e mais um monte de coisas. Vale a pena tirar uma tarde para ficar por ali, antes da Cetolla. Um passeio que não fiz por não ter ouvido falar bem foi o do Trem do Fim do Mundo. Parece que os lugares vistos não são tão bons e o passeio demora demais.

A também muito fotografada placa do fim do mundo

Mais da Argentina