Treze Tílias – SC

O que fazer em Treze Tílias além do Parque do imigrante

Treze Tílias foi fundada pelo ex-ministro da agricultura da Áustria Andreas Thaler em 13 de outubro de 1933. Na época a Áustria passava por uma crise generalizada e foi a solução encontrada para minimizar o sofrimento de sua população. Como aconteceu com a maioria dos imigrantes que aqui chegaram.

Portal de entrada de Treze Tílias
Portal de entrada de Treze Tílias

A imigração aconteceu principalmente entre 1933 e 1937, com pessoas vindas em sua maioria dos estados do Tirol, Vorarlberg e Alta Áustria (Oberösterreich). A colônia recebeu também pessoas de outros estados da Áustria e ainda austríacos do Tirol do Sul (Südtirol), região que pertenceu a Áustria entre 1363 e 1918 e que após a 1º Guerra Mundial foi anexada ao território italiano.

Parque do Imigrante Treze Tilias

Além dos austríacos, a colônia recebeu alemães (principalmente do Hundsrück e Westfalen) e italianos (principalmente de Vêneto e Lombardia), aumentando a influencia da cultura europeia na cidade e região.

O banco mais fotografado da cidade, em frente a Prefeitura

A manutenção da tradição sempre foi um ponto de destaque na colonização, que teve a fundação da Banda dos Tiroleses ainda no primeiro navio de imigração, a arte da escultura e o canto já presentes no primeiro natal na nova pátria e com o passar dos anos, novos grupos foram se formando com o intuito de preservar a identidade de Treze Tílias, que é hoje conhecida nacionalmente como “O Tirol Brasileiro”.

Interior do Restaurante Linderdorf

Essa cultura ainda preservada faz o charme do lugar. As casas, os restaurantes, as praças, tudo tem um pouco de Áustria. A gente se encanta pela pequena cidade e tem vontade de voltar mais vezes. Os restaurantes, sempre cheios nos finais de semana, são uma atração a parte, e caso você resolva dormir por lá e não vá dirigir, pode aproveitar as cervejarias artesanais que são fantásticas.

Parque Linderdorf

Alguns pontos turísticos são obrigatórios em sua visita. O Parque Linderdorf e o restaurante alemão com o mesmo nome, o Parque do Imigrante Treze Tilias, o Museu Andreas Thaler e a Praça Andreas Thaler, onde fica a Prefeitura e o banco mais fotografado da cidade.

Praça Andreas Thaler com a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ao fundo