Estrada Real – Caminho Sabarabuçu

Há trezentos anos, viajantes avistaram um brilho no topo da Serra da Piedade e imaginaram ser ouro. Para chegar lá, criaram uma via alternativa, que originou o Caminho Sabarabuçu. Mas tiveram uma surpresa: o que refletia a luz solar era, na verdade, minério de ferro.

Serra da Piedade, Caeté-MG

Conhecida pelos antigos bandeirantes como Serra do Sabarabuçu, lugar que confere o nome a este Caminho da Estrada Real. Caeté era assim chamado pelos índios, por causa de suas características naturais. Em tupi, a palavra que hoje dá nome a cidade significa “mata virgem” ou “mata densa”. A história da criação de Caeté remete ao ano de 1704. Quatro anos mais tarde, a região foi palco da Guerra dos Emboabas. Após os conflitos, a população de Caeté promoveu as primeiras eleições livres do continente americano.

Serra da Piedade (Foto: Glauco Umbelino)

Museu do Ouro, Sabará-MG

Um dos primeiros povoados de Minas Gerais. Criada pelas bandeiras que partiram de São Paulo durante o final do século XVII, a cidade tem como principais atrativos as suas construções históricas, como as que se encontram na rua D. Pedro I (antiga rua direita), o museu do ouro e as suas inúmeras igrejas, como a Igreja Nossa Senhora do Ó, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Museu do Ouro (Foto: Ministério da Cultura)

Estrada Real – Página Inicial

Caminho Velho – Paraty / Ouro Preto

Caminho Novo – Ouro Preto / Rio de Janeiro

Caminho dos Diamantes – Ouro Preto / Diamantina