Ait Ben Hadou – Ouarzazate

O que fazer em Ait Ben Hadou, Ouarzazate

Aït-Ben-Haddou é uma cidade fortificada, ou alcácer, na região de Souss-Massa-Drâa, Marrocos, na antiga rota de caravanas entre o Saara e Marraquexe. Situa-se numa colina do sopé do Alto Atlas. A cidade é constituída por um grupo de várias pequenas fortalezas, ou casbás (kasbahs), chegando a ter dez metros de altura cada uma. A maioria dos habitantes da cidade vive agora numa aldeia mais moderna, no outro lado do rio, no entanto, oito famílias ainda vivem lá.

Ali foram rodados vários filmes famosos, incluindo Lawrence da Arábia, A Múmia, Gladiador, Alexandre e Príncipe da Pérsia, entre muitos outros.

O alcácer foi fundado em 757, e começou como a casa de uma família apenas, no entanto a povoação cresceu até ao seu tamanho atual. O túmulo do seu fundador, ibne Hadu está na base da colina, por trás da povoação. O lugar foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987.

Os berberes são povos que vivem na região norte da África, principalmente no atual Marrocos e Argélia (áreas compostas pelo deserto do Saara). Falam a língua berbere de origem camito-semítico. São considerados os povos mais antigos do continente africano. A maioria dos berberes segue a religião muçulmana.
Nosso amigo da foto não será esquecido pois toda vez que nos encontrávamos ele soltava um “Oi Brasil, tuto pêin?” no melhor sotaque marroquino berbere.

Ouarzazate (sem barulho) é uma cidade do sul de Marrocos, apelidada popularmente de “porta do deserto”. Um dos grandes atrativos turísticos da cidade e da região são os inúmeros casbás construídos em taipa, as montanhas e as aldeias de barro vermelho ou ocre. O símbolo da cidade é o casbá de Taurirte (foto), o antigo palácio-fortaleza do paxá El Glaoui, construído em meados do século XVIII. Ele aparece em notas marroquinas e situa-se junto à almedina.