Gizé

Gizé e Cairo são praticamente uma cidade só separadas pelo Nilo. Apesar disso é recomendável que faça a visita guiada pois são muitos os pontos a serem visitados, as pirâmides não são próximas umas das outras e eles conhecem detalhes históricos que podem esclarecer muitas dúvidas sobre os lugares.

A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé ou simplesmente Grande Pirâmide, é a mais antiga e a maior das três pirâmides na Necrópole de Gizé e foi construída aproximadamente em 2560 a.C. É a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única a permanecer em grande parte intacta, com mais de 4.500 anos.

Pirâmide de Queops

A Grande Esfinge de Gizé, conhecida apenas como Esfinge, é a maior estátua feita de monólito no mundo, com 73,5 metros de comprimento, 19,3 metros de largura e 20,22 m de altura e é ainda a mais antiga escultura monumental conhecida. Porém alguns fatos sobre sua identidade e construção são ainda debatidos, como a data exata de sua construção e a identidade de seu construtor. Além disso, o propósito de sua construção também não é um consenso entre os especialistas, mas a maioria credita como um monumento monárquico. Este grande aglomerado de informações em desencontro geraram a visão popular dos “Enigmas da Esfinge”.

A Esfinge com a pirâmide de Quefren ao fundo

A pirâmide de Quefren (primeiro plano), ao contrário do que parece, não é maior que Quéops. Ela foi construída numa área mais alta, segundo dizem, justamente para dar essa impressão.

Quefren e Queops

A Pirâmide de Djoser, também conhecida como Pirâmide de Sacara ou Pirâmide de Degraus, foi construída para o sepultamento do Faraó Djoser por seu arquiteto real, Imhotep, durante o século XXVII a.C.

Pirâmide de Djoser

Mais do Egito